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Técnicas de Growth Hacking: Faça Seu Negócio Decolar

Conhecer as técnicas de growth hacking é essencial para o sucesso do seu negócio. Afinal, essa é uma maneira prática de identificar e corrigir falhas em alguma etapa do funil de vendas.

Vale destacar que o growth hacking é, portanto, muito mais do que apenas uma metodologia. Há quem diga que a técnica é um verdadeiro mindset.

Inclusive, muitas empresas optam por implementar as técnicas de growth hacking com o objetivo de aumentar os resultados positivos do negócio. Até porque, esse é um dos objetivos principais dessa estratégia.

Neste artigo vamos falar sobre:

Boa leitura!

O que é o Growth Hacking?

Se você quiser se aprofundar um pouco mais sobre o conceito do growth hacking, nós temos um artigo completo para você. Nele você vai entender um pouco melhor sobre a essência desse mindset. Confira:

O conceito de growth hacking foi criado por Sean Ellis, um profissional que cunhou a expressão. Ele é uma proposta que visa melhorar e potencializar os resultados de uma organização através de determinadas estratégias.

Não é para menos que o termo vem chamando a atenção.

Por exemplo, não basta você baixar o preço de um produto da sua empresa. Isso só vai atrair clientes interessados em preço baixo. Ademais, é uma forma de reduzir a os ganhos do seu negócio, diminuindo a sua lucratividade.

Sendo assim, uma das grandes vantagens do Growth Hacking é a maneira como ele é conduzido. A ideia é criar valor para sua marca atraindo clientes através do marketing digital, usando poucos recursos.

O que são técnicas de growth hacking?

Agora que você já entendeu o que é o conceito, vamos falar um pouco sobre as técnicas de growth hacking.

Elas trabalham em cima de pontos mais críticos da empresa, com o objetivo de facilitar o processo.

Só para ilustrar, as empresas que trabalham diretamente com vendas, precisam ter um tráfego contínuo de clientes. Nesse sentido, a luta para estar entre as primeiras páginas do Google é incessante, por exemplo.

Afinal, você deve compreender que quando alguém faz uma pesquisa em um mecanismo de busca sobre um determinado tema, costuma entrar nos primeiros resultados. Assim, há um aumento de determinado tráfego.

Todavia, para que você consiga criar uma estratégia eficiente nesse sentido, é preciso que sejam realizados alguns experimentos. Dessa forma, parte do processo acaba envolvendo o desenvolvimento de hipóteses.

Uma vez desenvolvidas as hipóteses, é preciso validá-las através de testes.

Potencialize o crescimento da companhia

A aplicação de técnicas de growth hacking possuem o objetivo de potencializar o crescimento de uma empresa da forma mais inteligente e acelerada possível.

Portanto, podemos dizer que o conceito de growth hacking é um marketing orientado a experimentos.

Ele usou a estratégia na aceleração de startups que, atualmente, tornaram-se empresas gigantes, principalmente dentro do mundo da tecnologia.

Observe os pontos críticos da sua empresa

O growth hacking em seu processo, costuma observar os pontos críticos de uma companhia que são identificados pelos KPIs. Isso é uma forma de medir o próprio sucesso da empresa. Essa medição pode ser feita através de:

  • Tráfego;
  • Lead;
  • Vendas;
  • Quantidade de clientes.

Vamos exemplificar para facilitar. Considere que um ponto crítico de uma empresa seu baixo tráfego. Então, o growth hacking vai transformar esse KPI em um experimento. Com isso, vai ser possível estudar diferentes formas de aumentar o número de visitas no seu site.

O tráfego contínuo é um dos pilares do sucesso de uma organização. Ou seja, é preciso que o potencial cliente da companhia esteja acessando os seus conteúdos.

Uma loja virtual, por exemplo, precisa ter seu cliente entrando constantemente em seu site. Afinal, se o cliente não está visitando o site da sua empresa, ela terá menos venda. 

Diferença entre Growth Hacking e estratégia de marketing

técnicas de growth marketing

Ao analisar de maneira superficial essa técnica, muitas pessoas acabam achando que ela nada mais é do que uma estratégia de marketing. Até porque, tanto uma quanto a outra visam buscar melhores resultados para uma organização.

No entanto, há diferenças entre os conceitos, pois nem todas as técnicas miram diretamente um KPI. E muitas empresas acabam adotando estratégias que não contribuem para o alcance de seus objetivos.

Já o growth hacking visa atingir diretamente as metas. Além disso, outra grande diferença entre growth hacking e estratégia de marketing é forma como cada uma é aplicada.

Até porque, praticar as técnicas de growth hacking é uma maneira simples, rápida e econômica de atingir as metas que são propostas.

Assim, ele é desenvolvido por meio de uma maneira inteligente de alcançar esses objetivos, baseado em experimentos que visam identificar os KPIs que realmente importam. Na sequência, há o desenvolvimento de hipóteses que servem como um direcionamento.

É necessário uma equipe para aplicar as técnicas de growth hacking?

Você já deve ter percebido que é muito importante contar com uma equipe qualificada para a aplicação das técnicas de growth hacking. Isso sem contar com a necessidade de investimento em ferramentas que permitam a realização de experimentos.

Geralmente, a estratégia de growth hacking engloba 4 tópicos:

  • Objetivo: onde se quer chegar com o growth hacking;
  • Hipótese: desenvolvimento de hipóteses para aplicação de experimentos;
  • Experimentos: realização de testes para tentar provar ou não a eficiência das hipóteses;
  • Ferramentas: usadas para monitorar as análises.

Sendo assim, para introduzir as técnicas de growth hacking, não há outro caminho a não ser esse.

Porém, caso não seja possível contar com uma equipe focada em growth, você pode instigar tal mentalidade no seu time. Dessa forma, é possível contar com melhores resultados a curto, médio e longo prazos.

7 técnicas de growth hacking para alavancar o seu negócio

growth hacking

Agora que você já entendeu para que servem as técnicas de growth hacking, vamos apresentar 7 técnicas que vão ajudar a alavancar o seu negócio.

1 – Aplicação de SEO On page e Off page

O growth hacking costuma andar junto com as técnicas de marketing, e uma delas é o SEO.

Afinal, tanto o SEO On page quanto off page, são usados para aumentar o alcance da sua empresa por meio de palavras-chave e investimentos em conteúdos e divulgação.

Dessa forma, a empresa precisa pensar quais são as principais palavras-chave para o seu negócio. Por exemplo, uma empresa de material esportivo pode ter como palavras-chave: material esportivo, futebol, partida de vôlei, chuteira para futebol etc.

Vale destacar que no momento de desenvolver um site, é preciso criar um design atraente que converse com o produto e público-alvo que você deseja atingir.

Até porque, não adianta aplicar palavras-chave corretamente, alcançar clientes e não ter nenhuma estrutura de vendas.

Uma ferramenta interessante para identificar as melhores palavras-chave é o Ubersuggest.

2 – Campanha de indicações: uma das principais técnicas de growth hacking

Uma outra técnica de growth hacking que está sendo usada bastante pelas grandes startups é a campanha de indicações.

Ela costuma funcionar muito bem e tem como objetivo fazer com os clientes indiquem o seu negócio. Na maioria dos casos, isso envolve uma recompensa.

O PicPay, por exemplo, é um App bastante popular que usa muito bem essa técnica. Ou seja, todos os clientes da plataforma possuem um código.

Esse código pode ser enviado para os seus amigos, e quando eles abrem uma conta na plataforma usando tal código, você é recompensado com uma determinada quantidade em dinheiro.

Muita gente acaba vendo nesse tipo de estratégia uma alternativa para ganhar uma renda extra no mês. Por isso, ela funciona muito bem.

Entretanto, é preciso que ela esteja alinhada com as diretrizes do seu negócio. Não adianta ter como objetivo a venda de um produto e recompensar os clientes que apenas fizeram o download do seu App.

Portanto, para criar um programa de recompensa efetivo, é preciso que o indicado faça uma ação condizente com o objetivo do seu negócio.

3 – Utilização de pop-ups de saída

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Os pop-ups de saída são uma excelente alternativa para evitar que o usuário saia do seu site sem realizar a ação que você deseja.

Eles funcionam basicamente assim: quando o usuário está prestes a sair da sua página, aparece uma mensagem no meio da tela. Ela pode oferecer o download de um e-book gratuito, a apresentação um produto que está na promoção, convite para fazer parte da sua newsletter.

Com isso, é preciso usar os pop-ups de maneira inteligente.

Para isso, é preciso criar hipóteses e depois experimentá-las. Você pode, inclusive, fazer testes A/B para avaliar qual é o melhor pop-up a ser usado.

Em cima disso, é possível criar métricas para acompanhar quais são os pop-ups que mais deram resultados e, então, focar neles.

4 – Uma das técnicas de growth hacking é não criar formulários extensos

Quando uma empresa quer fidelizar um cliente acaba usando uma velha estratégia: fazê-lo preencher um formulário de contato.

Também é preciso se atentar a quantidade de informações pedidas no formulário. Quanto mais próximo do topo do funil o usuário estiver, menos dados ele estará disposto a entregar.

Dessa forma, prefira formulários curtos. Peça no máximo três informações que sejam relevantes para o seu negócio. Além disso, ofereça algo em troca, como um e-book gratuito.

5 – Cuidado com o tempo dos testes gratuitos

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Oferecer testes gratuitos é uma técnicas de growth hacking muito utilizada. Inclusive, ela é muito importante na atração de novos clientes.

Nesse sentido, é comum que as empresas ofereçam testes gratuitos de 14, 28 e até 30 dias de uso. Aqui é preciso ter um certo cuidado e também realizar testes.

Por exemplo, você pode oferecer 30 dias de testes gratuitos. Depois disso, o usuário precisa realizar uma compra para continuar usando o seu produto. Mas se você oferecesse apenas 14 dias gratuitos, será que o cliente compraria o produto da mesma forma?

Note que se a resposta para essa pergunta for sim, você estará perdendo 16 dias de ganho. No entanto, para saber qual é o melhor período, é preciso testar.

6 – Mantenha um checkout fechado

Uma das técnicas de growth hacking que também é bastante assertiva é o checkout fechado. Ela é uma forma de manter a atenção do usuário na proposta principal do seu site.

Dessa forma, é interessante fazer a pessoa realizar um login antes de terminar uma compra. Assim, você já terá seus dados caso ele não finalize o checkout e realizar anúncios específicos e réguas de e-mail marketing.

7 – Uma das técnicas de growth hacking é ser objetivo e estratégico

É fundamental ser objetivo dentro do seu negócio. Pense sempre na otimização da experiência do usuário.

Por isso, vá direto ao ponto.

Se a sua intenção é vender um produto, dê destaque a ele.

Simples assim, sem enrolação.

Aplicando essas técnicas na sua empresa, certamente você alcançará sucesso dentro do marketing digital. No entanto, lembre-se de que não há outro caminho a não ser, testar, testar e testar.

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