O Google Ads está mais presente na sua vida do que você pode imaginar. Afinal, você já deve ter acessado um blog e visto diversos anúncios, não é mesmo?
Além disso, ao procurar algum assunto no Google, já deve ter se deparado com os primeiros resultados de pesquisa com a palavra “anúncio” na frente.
Ou então, já assistiu algum vídeo no Youtube e viu uma propaganda por 5 segundos antes de poder pulá-la.
Embora todos esses exemplos de anúncios sejam distintos uns dos outros, eles carregam algo em comum: todos podem ser criados e gerenciados pelo Google Ads.
Neste artigo vamos falar sobre:
- O que é o Google Ads?
- Como funciona o Google Ads?
- Entendendo o mecanismo do Google Ads
- Como é calculado o índice de qualidade?
- Por que anunciar no Google Ads?
- Erros que não podem ser cometidos
Boa leitura!
O que é o Google Ads?
O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Antigamente ela era chamada de Google AdWords e sua primeira versão foi lançada no ano de 2000.
Desde então, ela vem liderando o mercado de anúncios. Para se ter uma ideia, no ano de 2019 a receita publicitária do Google Ads foi de US$ 134 bilhões de dólares.
O segredo para tamanho sucesso é que através desse serviço, muitas empresas conseguem se destacar na internet e criar suas próprias estratégias dentro do marketing digital.
Como? O segredo está na segmentação. Afinal, por meio do Google Ads é possível atingir uma audiência qualificada e engajada.
Imagine que o público-alvo do seu negócio é composto por mulheres de 20 a 35 anos, da classe C e B. Dito isso, não há porque o seu anúncio aparecer para homens da classe D, não é verdade?
Seria um verdadeiro desperdício de dinheiro.
Com o Google Ads isso não acontece. Até porque, você segmenta o seu público. Inclusive, por região.
Como funciona o Google Ads?

Conforme você viu, o Google Ads pode ser usado como uma importante ferramenta de divulgação do seu negócio. Afinal, é possível divulgar sua empresa para um público mais qualificado.
Agora vem a segunda parte: a divulgação.
O Google permite a divulgação de várias formas, sendo elas em:
- Rede de pesquisa;
- Rede de Display;
- Youtube;
- Aplicativos.
Para tornar o seu entendimento mais fácil, vamos falar sobre cada uma dessas formas de divulgação usando o Google Ads.
Anúncio em rede de pesquisa
O anúncio em rede de pesquisa é aquele exibido nos resultados de pesquisa de uma determinada palavra-chave.
Ele geralmente fica no início e no final da SERP (Search Engine Results Page) e, normalmente, conta com a palavra “anúncio”, que indica ser um link patrocinado.
Essa é uma maneira bastante útil para alcançar pessoas que buscam por produtos, serviços ou qualquer outra solução específica.
E sabe qual é a grande vantagem desse tipo de anúncio? É que você só paga se o seu cliente clicar no link e acessar o seu website. Interessante, não é mesmo?
Assim, quando bem planejado, pode ser uma excelente relação entre custo e benefício para o seu negócio. Afinal, é uma maneira de trazer audiência qualificada a um custo relativamente baixo.
Anúncios na rede de display
Esse é um tipo de campanha um pouco diferente. Ela é mostrada em websites, páginas de notícias e blogs. E é bem provável que você deva ver inúmeras propagandas dessa por dia.
Afinal, esse tipo de anúncio tem o poder de alcançar até 90% dos usuários da internet do mundo todo. Em números absolutos, esses anúncios são exibidos em mais de dois milhões de sites e mais de 650 mil aplicativos.
Os anúncios gráficos possuem alternativas especiais para segmentação, palavras-chave, informações demográficas e remarketing. Além disso, existem 4 formas de usá-los:
- Banner;
- Texto;
- Gmail;
- Aplicativo.
O banner diz respeito aos anúncios que podem estar dispostos por meio de imagens, elementos interativos, animações, layouts, etc.
Já o texto, é muito parecido com o banner. A única coisa que muda é o formato “caixa de texto” que inclui um título, descrição, nome da empresa e URL.
O Gmail é referente aos anúncios personalizados que você recebe diariamente no seu e-mail. É só abrir a aba “Publicidade”.
Por fim, existem os anúncios feitos em aplicativos ou dispositivos móveis. Eles são muito usados dentro de jogos, por exemplo.
Anúncios no Youtube
Outra forma bastante eficiente de trabalhar com o Google Ads é através dos anúncios no YouTube. Lembra dos anúncios no meio dos vídeos? Então, são eles.
Você como anunciante pode criar campanhas para serem veiculadas em vídeos. E só para você ter uma ideia, existem mais de um bilhão de usuários no Youtube.
E os seus anúncios não vão aparecer para qualquer pessoa, eles serão exibidos para o seu público-alvo. Basta que você faça a segmentação corretamente.
Então, dá para escolher o público por idade, sexo, local e até interesses.
Ah, e você só paga se a pessoa interagir com a campanha. Ou seja, se o anúncio for pulado antes dos 30 segundos, você não pagará nada por isso.
Anúncios de aplicativos
Por fim, esse é um tipo de anúncio focado em quem possui aplicativo e pretende aumentar o seu alcance com a plataforma do Google.
Nesse caso, você é capaz de promover o seu negócio ou até mesmo seu App para os usuários do iOS ou Android.
Depois de um processo rápido de configuração, o seu anúncio já estará qualificado para alcançar mais de um bilhão de pessoas na Rede do Google.
E isso inclui a Pesquisa Google, Google Play, Youtube e diversos outros sites e Apps para dispositivos móveis. Bem interessante, não é verdade?
Entendendo o mecanismo do Google Ads
Agora você já sabe o que é o Google Ads e como são as formas mais comuns de anunciar usando esse mecanismo. Vamos então entender seu funcionamento.
Basicamente, a plataforma de anúncios do Google funciona como uma espécie de leilão. Ou seja, os anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques.
No entanto, no Ads nem sempre a maior oferta ganha. Até porque, ele vai combinar alguns fatores de qualidade para classificar a posição dos anúncios baseados em seu Ad Rank.
Isso quer dizer que o anúncio precisa realmente ser bom.
Assim, o Ad Rank é composto pela seguinte fórmula:
Ad Rank = Índice de qualidade (IQ) x Lance (CPC máximo)
Imagine dois anúncios, um com índice de qualidade 1 e outro com índice de qualidade 10. Agora considere que o primeiro tenha 8 lances e o segundo apenas 1.
Ao colocar os dois na fórmula, certamente o segundo vai ganhar, até porque 1 x 8 é menor do que 10 x 1. Reparou como o Índice de qualidade possui um grande peso?
Como é calculado o índice de qualidade?

O Índice de qualidade é avaliado pelo próprio Google, e possui uma escala que vai de 1 a 10. Assim, quanto maior for a nota, melhor é considerada a qualidade.
É levado em consideração para compor esse índice o CTR, a relevância e a página de destino. Portanto, fique muito atento nisso.
Afinal, é essa nota multiplicada pelo lance que vai determinar a posição do seu anúncio para a palavra-chave segmentada e definida.
Além disso, outros fatores também podem influenciar essa conta, como qualidade da imagem utilizada e o título.
Por que anunciar no Google Ads? 5 principais razões
Você já deve ter notado que motivos não faltam para você anunciar no Google Ads. Mas resolvemos listar 5 razões pelas quais você deve considerar esse tipo de anúncio.
1- Resultados muito mais rápidos
Uma das razões para você anunciar no Google Ads é que você passará a ter resultados muito mais rápidos.
Quando você tenta alcançá-los organicamente, ou seja, sem fazer anúncios qualificados, os resultados aparecem, mas demoraram.
E isso pode ser muito mais custoso para o seu negócio. Por isso, investir em anúncios no Google Ads pode ser uma excelente alternativa.
Porém, não deixe de apostar no tráfego orgânico. Ele pode ser fazer toda a diferença no médio e longo prazo.
2- Desvendar o real potencial das keywords para SEO
Um outro motivo não menos importante é direcionar o investimento em Google Ads para conversão, seja para gerar leads ou realizar vendas.
Então, além dos benefícios imediatos, você pode ainda testar a taxa de conversão das palavras-chave relevantes para o seu negócio.
Sendo assim, é possível identificar quais delas são responsáveis pelos melhores resultados. Com isso, você consegue obter benefícios imediatos para o seu negócio.
Lembre-se que nem sempre as palavras com maior volume de buscas são as que geram mais leads. Inclusive, esse é um erro que muita gente comete.
Assim, é possível usar as melhores delas na sua estratégia de SEO.
3- Otimização de Landing Pages e fluxo de conversão
Ao invés de você investir apenas em SEO para sua página ranquear nas primeiras páginas do Google, dá para fazer um trabalho paralelo e garantir uma conversão em curto espaço de tempo.
Só para ter uma ideia, com os recursos do Ads, você pode destinar uma verba para experimentação criando testes A/B, por exemplo.
Sendo assim, dá para avaliar o impacto de variações nas ofertas, títulos, benefícios, formatos da página de destino e por aí vai.
Entenda que não é só a otimização da página que conta. O próprio fluxo de conversão também pode ser melhorado.
4- Descobrir palavras-chaves que sejam interessantes
Para que uma campanha de Google Ads seja efetiva, ela precisa começar com uma palavra-chave.
Com o Google Ads é possível descobrir esses termos que sejam interessantes para maximizar a sua campanha e chegar de fato nos seus clientes em potencial.
Geralmente, você só acaba tomando conhecimento destes termos quando olha para os relatórios do Search Console e Analytics e vê os acessos via busca paga e orgânica.
No entanto, o problema são os usuários que estão logados, que provavelmente parecerão como “not set” nos resultados do Analytics.
5- Capacidade de trazer potenciais clientes em todos os estágios do funil
Entender o funil de vendas é de extrema importância para a empresa. Até porque há clientes mais propensos em realizar a compra de um produto e clientes que ainda estão na fase de descoberta.
Com o Google Ads é possível fazer o anúncio chegar à pessoa no exato momento em que ela está procurando por determinada coisa.
Isso quer dizer que um anúncio qualificado não vai para uma pessoa que não esteja preparada para consumir.
Isso está extremamente relacionado com a busca pela palavra-chave.
Por exemplo, quando alguém procura por “camiseta branca” está disposta a comprar uma camiseta, ao passo que outra que procura “dicas de moda” ainda está em um estágio mais inicial do funil.
Erros que não podem ser cometidos

Como você viu, razões não faltam para usar o Google Ads, mas é preciso tomar cuidado para não cometer erros que são muito comuns.
Dentre eles estão o foco na campanha Custo Por Clique (CPC) e não no usuário. Ou não diversificar os canais.
Além disso, um outro erro muito comum é não mensurar os resultados, além de usar a ferramenta de gerenciamento de lances antes de ter dados suficientes.
De modo geral, o Google Ads é uma ferramenta excepcional que precisa ser usada dentro da sua estratégia para que você consiga alcançar os melhores resultados possíveis.
Agora que você já sabe como funciona essa importante ferramenta, é só começar a usá-la dentro do seu negócio.
Você já conhecia o funcionamento do Google Ads? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe seu comentário abaixo!