estratégias de marketing digital

Estratégias de Marketing: Como Usá-las Para Aumentar Suas Vendas!

Quando uma empresa possui boas estratégias de marketing, as chances de alcançar o seu objetivo e faturar ainda mais, são muito maiores.

Afinal, a palavra estratégia nada mais é do que o meio pelo qual você chega ao seu objetivo. E marketing, no seu sentido literal, significa giro de mercado.

Portanto, quando uma empresa pensa em estratégias de marketing, ela está pensando no melhor meio para aumentar o seu giro de mercado e, consequentemente, o seu lucro.

Vale destacar que existem estratégias de marketing que exigem cifras milionárias na sua aplicação. Mas, por outro lado, também existem estratégias que cabem no seu bolso.

Neste texto, vamos falar sobre: 

Boa leitura!

O que são estratégias de marketing?

Estratégias de marketing são um conjunto de ações que você precisa colocar em prática para atingir determinados objetivos da sua empresa.

Essas metas podem estar relacionadas à divulgação, vendas ou até mesmo a construção de uma imagem positiva para a marca. 

Em resumo, uma estratégia compreende todo o esforço para dar mais visibilidade para o seu negócio, atraindo clientes e sendo reconhecido como autoridade no seu nicho.

Embora o conceito pareça simples, criar uma boa estratégia de marketing nem sempre é fácil. Até porque, nem toda ação de marketing é necessariamente uma estratégia.

Qual a importância de definir uma estratégia de marketing?

marketing estrategias

Atualmente, 90% dos consumidores costumam pesquisar no Google antes de tomar uma decisão de compra. Esse dado já diz muito sobre a importância de investir em uma estratégia de marketing, não é mesmo?

Ainda mais nos dias atuais com a popularização dos smartphones, exigindo um forte posicionamento da sua marca nas redes sociais.

Quando você sabe muito bem quais são os clientes potenciais do seu negócio, e os seus hábitos, fica mais fácil de pensar em como levar a sua marca a eles.

Quanto mais presente sua marca estiver na mente dos consumidores, mais lembrada ela será. 

Assim, quando esse consumidor decidir comprar algum produto que você vende, de quem ele vai comprar? Com certeza você terá mais chances de ser a escolha certa. 

Essa é uma das principais razões para grandes marcas como a Coca-Cola, por exemplo, estarem constantemente anunciando na mídia.

Além disso, ao criar estratégias de marketing assertivas, fica mais fácil definir investimentos realmente relevantes que fujam de achismos.

Isso quer dizer que, se 80% do seu público-alvo estiver trabalhando em regime home-office, seria um desperdício de dinheiro investir em propagandas de outdoor, não é mesmo?

O que não pode faltar em uma estratégia de marketing matadora?

marketing

Toda e qualquer estratégia de marketing precisa ser orientada para os resultados. Ou seja, é preciso ter claro qual o objetivo que a sua empresa quer atingir.

Não existe estratégia sem objetivo, afinal, já dissemos que a estratégia é o meio pelo qual a sua empresa pretende atingir uma determinada meta.

Então para que a estratégia do seu negócio realmente seja eficaz, existem alguns elementos que não podem faltar nela.

Personas bem definidas

Hoje em dia muito se fala em persona. E talvez você ainda se pergunte: mas afinal, o que é isso?

Persona, nada mais é do que uma representação fictícia do seu cliente ideal. E para desenhá-la não basta saber apenas informações pessoais, como endereço, idade e sexo.

É preciso também atribuir interesses particulares, motivações, medos, desejos e histórias mais pessoais para que você consiga acertar na sua estratégia.

Empresas que já possuem uma base de clientes têm mais facilidade de conseguir criar a sua persona. 

Já organizações que estão começando agora, precisam pensar melhor em como criá-la.

Entretanto, tenha em mente que sem uma persona bem definida, a sua estratégia de marketing não terá sucesso.

Canais que serão usados

Por que é tão importante ter a sua persona definida? Simples.

Sabendo qual é o perfil do seu cliente, ficará mais fácil saber quais são os canais que ele mais usa.

Se o seu público-alvo costuma estar mais presente no Facebook e você está muito empenhado em fazer a divulgação do seu negócio pelo Instagram, a sua estratégia vai falhar.

Portanto, definir a persona e depois entender onde ela está, é um passo importante que garante investimentos muito mais centrados para o seu negócio. 

Hoje em dia existem vários canais pelos quais o seu cliente pode te encontrar na internet, como:

  • Blog;
  • Google;
  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Youtube.

Ferramentas de qualidade

Uma vez definida a sua persona e os melhores canais para se comunicar com ela, é preciso, então, dispor de boas ferramentas para ajudar na sua análise.

Por exemplo, se você vai trabalhar com tráfego orgânico, é necessário investir em análise SEO para saber quais são os elementos que estão atrapalhando na otimização da sua página.

O Ubersuggest, por exemplo, é uma outra ferramenta bem interessante que pode ajudar a descobrir quais são as palavras-chave que estão sendo mais procuradas.

O próprio Google Analytics é uma ferramenta bem bacana que possibilita a monitoração e análise de desempenho do seu site, a fim de atingir os seus objetivos.

Entender como funciona o ambiente digital

Até aqui você já viu que precisa ter uma persona bem definida, saber quais são os melhores canais para se comunicar com ela, além das melhores ferramentas para avaliar o quanto sua comunicação está sendo certeira.

Agora, é preciso que você entenda um pouco mais profundamente o ambiente digital para que a sua estratégia seja ainda mais certeira. Até porque, é nesse mundo digital que você vai construir a sua marca.

Inclusive, o próprio Google pode tirar ou rebaixar a sua página se as práticas de SEO nela não forem das melhores. Tenha sempre isso em mente.

Tenha KPIs apropriados

Por fim, você vai precisar mensurar a sua estratégia de marketing, e isso vai exigir que você tenha KPIs apropriados. Afinal, essa é uma forma de medir o quanto sua estratégia está ou não dando certo.

Assim, você consegue sair do achismo e criar métricas importantes a respeito do seu site, captação de leads, conversões, redes sociais e por aí vai.

Quais são as principais estratégias de marketing?

Agora que você já entendeu quais são os elementos que não podem faltar em uma estratégia de marketing, vamos falar um pouco mais sobre como construí-la.

Aqui vamos tratar basicamente sobre o marketing online. 

Não que você não possa investir em estratégias offline, mas em um mundo cada vez mais conectado, usar uma divulgação por panfleto é um tanto quanto arcaico, não é mesmo?

Então, para ajudar na sua escolha, separamos abaixo 6 estratégias de marketing que você pode usar, seja isoladamente ou combinada uma com a outra.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia na qual você não vai abordar o cliente diretamente com uma proposta comercial.

A ideia aqui é atraí-lo fornecendo algo relevante, como um conteúdo, por exemplo. 

É como se você pegasse o seu cliente pela mão e trouxesse ele para dentro de um funil que consiste em:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Fechar;
  • Fidelizar.

Nessa estratégia tudo começa no momento da descoberta, quando o cliente tem o primeiro contato com a sua empresa, seja através de um blog ou redes sociais.

É nesse momento que sua empresa vai oferecer para ele algo sem pedir (quase) nada em troca, apenas seu e-mail para receber determinado conteúdo.

A partir daí começa a sua construção de relacionamento. 

Assim, você vai envolvendo o cliente com novos e-mails, e o conduzindo pelo seu funil de vendas.

Essa estratégia é muito bacana para transformar o cliente em um promotor da marca. Além disso, ela também permite a mensuração e avaliação dos resultados.

Marketing de conteúdo e SEO

Uma outra estratégia que é facilmente combinada com a primeira é o SEO (Search Engine Optimization).

O SEO é um conjunto de técnicas que você utiliza em um blog, site ou página única, para aparecer nas primeiras posições do Google. Lembra que falamos que 90% dos consumidores costumam usar o Google para pesquisar uma marca?

Portanto, unindo o SEO ao Marketing de Conteúdo, a sua empresa só tem a ganhar. Pois, essa é uma forma de ir nutrindo a sua persona, encantando e cultivando-a.

Todos os seus canais de comunicação precisam estar alinhados a essa estratégia para que ela seja realmente bem-sucedida.

Redes sociais

As redes sociais também compõem uma grande e importante estratégia para o seu negócio. Afinal, são 130 milhões de brasileiros ativos nelas. Isso representa 62% da população.

Quando consideramos apenas os jovens, a adesão é ainda maior e chega a atingir até 90% dos usuários.

Os números mostram por si só que as redes sociais deixam de ser apenas um canal de marketing para se tornarem o centro de uma poderosa estratégia de divulgação do seu negócio.

Ela pode ser considerada a porta de entrada do lead em seu funil de vendas. Essa estratégia combinada ao marketing de conteúdo, pode ter uma importante função na nutrição do seu usuário.

E-mail marketing

Se você é uma daquelas pessoas que acha que o e-mail se tornou um canal de comunicação obsoleto após a chegada do WhatsApp, está muito enganado.

Afinal, elas são ferramentas com propostas e objetivos diferentes. E quando você conhece o potencial de uma estratégia de e-mail marketing, só tem a ganhar.

Toda e qualquer pessoa possui um e-mail (e diariamente entra nele). É preciso, porém, tomar cuidado em como você faz os disparos dos seus e-mails.

Até porque, se ele for parar na caixa de spam, dificilmente o seu cliente vai abri-lo. Então, tente construir um e-mail atrativo, bastante humanizado.

Uma boa dica é se aprofundar mais em gatilhos mentais para conseguir prender a atenção do seu público-alvo e fazê-lo caminhar pelo seu funil de vendas.

Links patrocinados

Um pouco antes, falamos sobre a estratégia de SEO, e como ela pode ser importante para você alcançar potenciais clientes. 

Contudo, uma estratégia SEO exige uma grande dose de paciência da sua parte.

É por isso que esse esforço pode ser usado em conjunto com uma boa estratégia de links patrocinados, que são aqueles anúncios que aparecem no topo dos mecanismos de busca.

Por exemplo, quando você digita uma palavra-chave no Google, os 3 ou 4 primeiros resultados são de links patrocinados. Aqueles que têm a palavra “Anúncio” na frente.

Eles são anúncios simples que são veiculados no formato textual e escolhidos logo na configuração da sua campanha. Existem 4 opções:

  • CPC (Custo por Clique) – Cobrança ocorre a cada novo clique no anúncio;
  • CPM (Custo por Mil Impressões) – Cobrança a cada mil novas visualizações do anúncio;
  • CPV (Custo por Visualização) – Cobrança acontece quando o anúncio é visualizado;
  • CPA (Custo por Ação) – Cobrança é feita quando é realizada alguma ação pré-determinada.

Sendo assim, antes de iniciar a campanha, você escolhe qual é o formato ideal baseado no comportamento da sua audiência.

Vamos imaginar que um usuário costuma clicar no anúncio e entrar no seu site. Porém, por algum motivo, sai dele sem executar ação alguma. Então, nesse caso, o CPA pode ser uma alternativa mais interessante.

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é baseado na construção de parcerias. 

Escolher parceiros estratégicos para o seu negócio pode proporcionar ganhos exponenciais.

Esses parceiros estratégicos podem ser influencers, blogs de nichos complementares ao seu, além do próprio Google.

Essa é uma maneira de realizar uma troca estratégica. 

Por exemplo, um influencer poderá ajudar você a emplacar a sua marca, ao mesmo tempo em que também ganha notoriedade com a sua audiência.

Mensure os resultados das suas estratégias de marketing

Agora que você já conhece as principais estratégias de marketing, chegou o momento de colocar as mãos na massa. E isso vai exigir que você faça um monitoramento do desempenho das suas ações.

Uma boa métrica a ser utilizada é o ROI que mede o retorno sobre o seu investimento. Quanto mais métricas você conseguir atribuir à sua estratégia, melhor. Afinal, essa é uma forma de ir mudando as decisões no meio do caminho.

Ou seja, é uma maneira de você ir encontrando atalhos durante suas ações, a fim de chegar mais rapidamente ao objetivo que foi almejado.

Gostou deste artigo? Então, deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu