usar dados para otimizar estratégias de marketing

Como Usar Dados Para Otimizar Estratégias de Marketing? Entenda!

Um dos principais desafios da atualidade para os profissionais de marketing é conseguir alcançar, envolver e converter leads em clientes. Com isso, você pode usar dados para otimizar estratégias de marketing.

Afinal, o intenso crescimento tecnológico também trouxe diversos obstáculos para os profissionais que precisam conseguir melhorar a experiência dos clientes e dos usuários.

Embora a tecnologia tenha deixado os consumidores mais exigentes e dinâmicos, ela também possibilitou o levantamento e compilação de dados que podem ajudar na otimização da estratégia.

Nesse artigo vamos falar sobre:

Boa leitura!

A importância de usar dados para otimizar estratégias de marketing

Os dados se tornaram uma verdadeira mina de ouro para os profissionais do marketing. Pois, uma vez coletados, eles podem permitir que sua empresa se adeque para ser mais precisa em cada passo.

No entanto, não basta apenas captar esse conteúdo. 

É preciso, saber onde encontrá-lo, como estruturá-lo para uma análise, e como transformar esses dados em informações que sejam realmente relevantes.

Esse processo tem por finalidade garantir que as empresas possam conhecer mais a fundo alguns setores do mercado, a percepção dos consumidores e o desempenho do negócio de um modo geral.

É graças aos dados que um negócio consegue otimizar ações, fazer um planejamento adequado de campanha, e saber como o seu consumidor pensa sobre a empresa. 

Assim, em cima disso, é possível criar decisões estratégicas.

Você sabe como usas as estratégias de marketing para alavancar suas vendas? Confira o guia completo que preparamos para você!

Como usar dados para otimizar estratégias de marketing?

usar dados para otimizar estratégia de marketing

Confira os principais passos a seguir:

Defina e alimente os KPIs estratégicos do seu negócio

Antes de mais nada é preciso que você entenda o que é um KPI. Ele é um indicador estratégico usado para monitorar métricas importantes.

Existem vários tipos de KPIs que ajudam o empreendedor a encontrar um número de leads adquiridos em um determinado espaço de tempo ou o ticket médio de um e-commerce, por exemplo.

Esse controle por meio desses indicadores pode ser feito de maneira contínua, com dados atualizados que vão proporcionar uma percepção precisa da sua empresa.

Por isso, para que haja uma viabilidade, é importante que haja uma constante coleta de dados. Além de manter os KPIs sempre atualizados.

Detecte a satisfação do seu público

Depois de entender o que é um KPI, chegou o momento de começar o uso dos dados para otimizar estratégias de marketing do seu negócio.

O primeiro dado que você precisa levantar é sobre o comportamento e satisfação do seu público-alvo. Até porque, é ele quem vai gerar lucro para o seu negócio.

Aqui, o uso dos dados será feito para monitorar a interação dos seus potenciais clientes com suas publicações, links patrocinados, solicitação de atendimento, etc.

Uma boa coleta de dados precisa levar em consideração as ações que se espera da sua audiência. Por exemplo, ao lançar uma campanha, qual é a ação esperada do público?

Se a ação é visualizar o post patrocinado, curti-lo, comentá-lo, clicar no link e posteriormente, fazer um download, você precisa medir todos esses dados.

Por exemplo, vamos imaginar que 200 pessoas curtiram a publicação. No entanto, somente 100 clicaram no link e 20 fizeram o download do App. É baseado nesses dados que você vai estudar o que fazer para melhorar essas métricas.

Estruture campanhas de maneira otimizada

Com os dados em mãos, você vai saber quais são os canais que o seu cliente mais acessa, suas preferências sobre serviços e como ele costuma interagir com determinadas ações.

A partir de então, você consegue desenvolver campanhas de maneira mais fácil e estratégica, uma vez que o time de marketing vai compreender melhor o comportamento do consumidor.

Imagine que o seu cliente costuma entrar mais no Facebook do que no Instagram, que ele não é de comentar muito, e que só clica em uma chamada se realmente está precisando do produto.

Ao entender seu comportamento fica muito mais fácil otimizar uma campanha, e mensurar se realmente ela está dando resultados.

Como coletar dados no marketing?

Primeiramente, antes de coletar qualquer tipo de dado, é preciso prezar pelas adequações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para que a sua empresa não se comprometa posteriormente.

Depois, é necessário entender qual é o objetivo da coleta. Existem vários objetivos que são importantes, como por exemplo:

  • Entender qual é a opinião do público sobre sua marca;
  • Saber as expectativas de mercado que eles possuem;
  • Monitorar os acessos em sites e e-commerces;
  • Saber como são as ações e interações com campanhas em redes sociais.

Uma vez que você tenha traçado o objetivo da sua coleta, é mais fácil determinar os dados que você pretende coletar e então iniciar o trabalho. Com isso, basta começar o seu planejamento.

Planejamento e análise dos dados coletados

Depois que você definiu o objetivo da coleta e começou a levantar os dados, é necessário fazer um planejamento para começar a analisá-los.

É aqui que entra a importância dos dados para otimizar estratégias de marketing. Pois é nesse momento que tais dados serão transformados em informação.

O trabalho analítico tem uma grande importância, pois sem ele, os dados se tornam apenas números vazios. Ou seja, por mais impactantes que sejam, não têm valor sem a devida interpretação.

Quais são as principais ferramentas para coleta de dados?

estratégias de marketing

A coleta de dados pode ser feita por diversas ferramentas. 

Elas vão das mais simples às mais avançadas, e cada uma delas tem um importante papel dentro do objetivo do seu negócio. 

Dentre as principais ferramentas podemos citar:

  • Formulários;
  • Google Analytics;
  • UpMiner;
  • Ion.

O Google Analytics, por exemplo, é a principal ferramenta de monitoramento de dados usada no mundo todo. Ela é capaz de se conectar com softwares de automação de marketing, e-mails, redes sociais, dentre outros.

Com isso, ele é capaz de entregar para o empreendedor métricas que vão de encontro com suas estratégias. 

Vale destacar que o Google Analytics é gratuito e pode ser configurado de acordo com a estratégia do seu time de marketing.

A coleta de dados é simples, já que a plataforma disponibiliza todas as métricas já calculadas. A partir de então, é desenvolvido todo trabalho analítico que traz as percepções estratégicas.

Portanto, uma coleta bem feita de dados ajuda a melhorar a experiência do cliente, conhecer mais sobre seu perfil e otimizar as estratégias de marketing da sua empresa.

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