Conheça as 6 principais tendências de pagamento 2024

A cada ano que passa, a modernização e o surgimento de diferentes novidades no cenário de pagamentos reforçam a necessidade constante de adaptação por parte dos negócios. 

Um estudo recente da Visa apontou que 58% das pequenas empresas brasileiras já prepararam o terreno para que operem totalmente sem dinheiro físico nos próximos dois anos. 

Outro dado desse estudo mostra que 92% dos empresários do Brasil esperam, em algum momento, operar de forma 100% digital, seja com PIX, Drex ou outras formas de dinheiro virtual como criptomoedas.

Já um levantamento realizado pela Accenture mostrou que o Brasil é um dos líderes globais na utilização do método A2A (conta para conta) instantâneo, em que o dinheiro é transferido diretamente de uma conta bancária para outra.

Com esses e outros dados do mercado, fica evidente que o futuro das transações comerciais é no ambiente digital. O que significa que quem não investir nessa realidade ficará defasado.

Por isso, para te ajudar a manter-se atualizado e saber o que será novidade, separamos aqui neste post as 6 principais tendências de pagamento para 2024.

Acompanhe!

Novidades no Pix

Desde o seu surgimento em 2022, o Pix tem colocado o Brasil em destaque mundial quando o assunto é transferências entre contas bancárias sem intermediários (A2A).

E para este ano, o sistema possui 3 novas funcionalidades previstas que prometem facilitar ainda mais a vida das pessoas e das instituições:

Pix automático

O Pix automático funcionará como um tipo de “débito automático”, mas no formato Pix. 

Com essa nova funcionalidade, será possível programar pagamentos, mediante autorização, para despesas como água, luz e aluguel, sem a necessidade de transações manuais.

Pix parcelado

Atualmente o Pix parcelado já é oferecido por instituições privadas, mas neste ano ele deve ganhar sua versão oficial. 

Basicamente, o sistema do Pix parcelado trata-se de uma operação de crédito disponibilizado pelo banco e é destinado às pessoas que fazem um pagamento instantâneo, mas estão sem dinheiro na conta. 

Para utilizar o Pix parcelado é necessário ter uma linha de crédito pré-aprovada junto à instituição financeira.

BolePix

Assim como o nome sugere, o BolePix une os dois métodos de pagamentos, boleto bancário e pix, apresentando no boleto tanto o código de barras quanto um QR Code Pix.

Embora essa modalidade já seja amplamente utilizada na prática por muitas empresas, assim como o Pix parcelado, o BolePix vai ganhar sua versão oficial neste ano implementada pelo Banco Central do Brasil.

Isso vai dar aos consumidores a liberdade de escolher a forma de pagamento que mais lhe agrada. 

Open Finance

Com o objetivo de modernizar as operações financeiras, promovendo maior agilidade e simplificando o acesso a produtos e serviços financeiros, o Banco Central introduziu o conceito de Open Finance

Atualmente, esse sistema conta com mais de 800 instituições cadastradas. Entre janeiro e setembro de 2023, o sistema contabilizou um aumento de 93% no número de consumidores e um crescimento de consentimentos ativos de 90%.

Levando em consideração os dados, as expectativas para este ano são ainda maiores em relação a aceitação do ambiente por parte da população. 

Modernização de métodos tradicionais

De acordo com dados divulgados pela Febraban, Federação Brasileira dos Bancos, o volume de transações digitais aumentou 30% em 2022 na comparação com o ano anterior, chegando a 163 bilhões de transferências.

Outro dado interessante é sobre o Pix, de janeiro de 2022 a dezembro de 2023, o número de chaves cadastradas saltou de menos de 400 bilhões para quase 700 bilhões.  

Isso significa que a modernização de métodos tradicionais de pagamentos estão dando espaço às novidades. O que faz com que empresas que não atualizarem suas ofertas de métodos de pagamentos ficarão para trás.

Destaque para o BolePix e Click to Pay, transações com apenas um clique em compras pela internet.

Boleto d+0

Uma das tendências de pagamento 2024 que já está acontecendo é o boleto com prazo D+0, ou seja, com liquidação da cobrança no sistema interbancário no mesmo dia do pagamento. 

Essa mudança promete mais agilidade no processamento de pagamento via boleto, já que até então o repasse dos valores aos beneficiários ocorria com um dia de atraso D+1.

Essa mudança iniciou no dia 19 de janeiro e faz parte de um projeto de modernização da modalidade de pagamento e engloba 113 bancos que trabalham com o produto de cobrança.

Drex

Assim como vários outros países, o Brasil já trabalha na criação de sua própria CBDC (Central Bank Digital Currency), em outras palavras, uma moeda digital emitida e regulamentada por um banco central.

Criada pelo Banco Central para ser a moeda digital oficial do país, o Drex, também chamado de Real Digital, funcionará como uma extensão do dinheiro físico. Ou seja, além de ter o mesmo valor do real, ele permitirá operações a partir de carteiras virtuais, contribuindo ainda mais para a digitalização financeira. 

Com isso, você não precisará se preocupar com taxas de câmbio ou qualquer outra variação. 

Vale ressaltar que o Real Digital não é um projeto para substituir a moeda física, mas sim funcionar como uma representação digital do Real.

Carteiras digitais

Um relatório recente divulgado pela Morning Consult mostrou que o Brasil é o quarto país que mais utiliza carteiras digitais no mundo, ficando atrás apenas da China, da Índia e da Alemanha. 

Com o seu acesso democrático, podendo ser feito utilizando diversos aparelhos, a tendência é que as carteiras digitais mantenham o seu protagonismo em 2024. 

Isso porque o brasileiro está bastante conectado, de acordo com um levantamento da FGV. Atualmente, são 464 milhões de dispositivos, entre computadores, notebooks, tablets e smartphones, o que facilita o seu uso.

Assim, essa também está prevista como uma das tendências de pagamento 2024.

Prepare-se para o mercado de pagamentos 2024 com a Abmex

Como você leu aqui neste artigo, o futuro das transações comerciais é no ambiente digital, sendo uma prioridade das empresas a adaptação para essa realidade. 

Por isso, se você busca uma solução de pagamentos robusta e segura para realizar as transações financeiras do seu negócio digital, acaba de encontrar a melhor!

A Abmex é um ecossistema de pagamentos com recursos completos para as mais diversas necessidades do seu negócio:

  • API para integração
  • Split de Pagamento
  • Checkout de Alta Conversão
  • Relatórios e Dashboard para Análise
  • +50 integrações
  • E muito mais!

Acesse o nosso site e saiba como ajudamos a facilitar os seus pagamentos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu