5 pontos de atenção para preparar seu e-commerce para o natal

O ano está chegando ao fim, mas o varejo ainda conta com uma das datas que mais movimenta o comércio, para vencer 2023 com ótimos resultados: o Natal. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas no e-commerce têm previsão de alcançar R$ 17,9 bilhões durante o período de 20 a 25 de dezembro. 

Por isso, se você quer aproveitar a intenção de compra dos seus clientes, precisa preparar o seu e-commerce!

Continue lendo e conheça 5 pontos de atenção para preparar seu e-commerce para o natal.

Considere a experiência para compras mobile

Otimizar seu site para usuários móveis é uma grande parte da preparação do seu e-commerce para as vendas de Natal. 

De acordo com a Salesforce, os dispositivos móveis dominarão as compras online, representando 71% de todo o tráfego digital e 56% de todos os pedidos digitais durante as festas de fim de ano.

Muitas vezes, os consumidores vêm de plataformas de mídia social como Instagram ou Facebook, o que significa que se você está anunciando nas redes, seu e-commerce deve ser responsivo para acomodar o fluxo de clientes que irá recrutar. 

Para começar, certifique-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis (você pode testá-lo com o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google). Os usuários móveis precisam ver informações mais compactas apresentadas em um formato de fácil leitura. Depois disso, você pode melhorar a experiência do cliente móvel seguindo as dicas a seguinte:

  • Use um design de site responsivo
  • Otimize o tempo de carregamento da página
  • Ajuste os tamanhos de fonte e botão
  • Habilite pagamentos móveis
  • Ajuste tamanhos de pop-up para dispositivos móveis

Projetar a versão mobile do seu e-commerce garante que você forneça a melhor experiência de usuário possível em qualquer dispositivo, algo que vai refletir positivamente nas suas vendas de Natal.

Tematize o seu e-commerce

As lojas físicas de varejo costumam montar vitrines decorativas durante a temporada de compras de fim de ano, e assim deve ser feito igualmente na sua loja online. “Vista” seu canal digital da mesma forma que você faz, ou faria, com sua loja física.

Os consumidores geralmente têm uma resposta mais positiva ao conteúdo que celebra os produtos, os relaciona a eventos festivos e mostra por que o presente será encantador para quem o recebe. 

Como parte da comemoração da temporada em seu e-commerce, edite as imagens de produtos com fundo festivo e elementos que remetam à data, por exemplo, para chamar mais atenção. 

Destaque suas ofertas especiais e descontos

Se atualmente você não dá destaque às suas ofertas e descontos, provavelmente seus clientes não estarão tão dispostos  ou entusiasmados em comprar no seu e-commerce. 

Certifique-se de que suas ofertas de natal sejam apresentadas com destaque em sua página inicial para que os consumidores não precisem procurá-las. Para isso, por exemplo, utilize banners interativos na parte superior da página.

Além disso, você também pode transformar suas ofertas e descontos em posts para as redes sociais, aproveitando o tráfego para o seu e-commerce, e automaticamente, atraindo compradores.  

Aumente o suporte ao cliente

O suporte ao cliente deve ser uma prioridade no seu e-commerce em todos os meses do ano. Porém, especialmente em datas que o fluxo de compradores é maior, como o Natal. 

Portanto, torne suas informações de contato fáceis de encontrar em todas as páginas do seu site caso os clientes tenham dúvidas sobre seus pedidos.

Um bom atendimento ao cliente é a espinha dorsal de todo e-commerce de sucesso. Certifique-se de se comunicar claramente com seus clientes para que eles saibam o que esperar de seu negócio, como prazos de envio específicos ou descontos/ofertas.

Algumas maneiras adicionais de aumentar seus esforços incluem:

  • Chat/chatbots em tempo real: em seu site, ofereça opções de mensagens instantâneas, como chat ao vivo ou chatbots, para garantir o fornecimento de suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Perguntas frequentes: faça uma lista de perguntas frequentes e forneça respostas detalhadas em uma página dedicada de perguntas frequentes em seu site para reduzir a necessidade de ajuda de atendimento ao cliente.
  • Implementar software de atendimento ao cliente. Procure opções de software de atendimento ao cliente que ajudem a organizar tickets de clientes, ficar por dentro de reclamações/feedbacks e resolver quaisquer preocupações/perguntas.

Otimize seu processo de checkout

O abandono de carrinho ainda é um grande desafio para muitos e-commerces. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box mostrou que 78% dos compradores têm o hábito de abandonar o carrinho em compras online. Em outras palavras, mais de sete em cada dez carrinhos de compras online são descartados sem que o processo de compra seja concluído.

Na grande maioria dos casos, isso é resultado de um processo de checkout complicado e pouco intuitivo, que desmotiva o comprador a finalizar suas compras, e consequentemente, afeta sua taxa de aprovação.

Para garantir que esse não seja um problema em seu e-commerce, a melhor maneira de verificar é analisar você mesmo. Mantenha a atenção a qualquer coisa que atrase as compras do seu cliente.

Se você tiver um checkout de página única, certifique-se de que o formulário não esteja confuso e que todos os campos que você pede aos seus clientes sejam necessários. Esse conselho também se aplica a um processo de checkout de várias páginas.


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