pix garantido

Por que o Pix Garantido é tão aguardado pelo mercado? Entenda!

Quando o Banco Central anunciou que lançaria o Pix, houve uma grande euforia na época, sendo ele bastante aguardado pelo mercado. O mesmo agora estamos vendo com o Pix Garantido.

A nova funcionalidade deverá ser lançada no próximo ano, mas já vem movimentando os bastidores, com a população querendo entender como ela irá funcionar. 

Até o momento, o que se sabe é que o Pix Garantido poderá substituir os cartões de crédito de forma gradual devido a maneira como será a sua funcionalidade. Entretanto, alguns pontos ainda carecem de esclarecimento.

Como será o Pix Garantido?

O Pix Garantido permitirá que uma pessoa faça compras parceladas com a garantia de que não haja inadimplência. Como? Simples: nesse caso são necessários três agentes: o comprador, o vendedor e o garantidor.

O comprador é quem fará a compra parcelada, o vendedor quem venderá, e o garantidor será quem garantirá que o pagamento será realizado. Ou seja, se o comprador não tiver saldo em conta no dia, o garantidor garantirá o pagamento.

Portanto, o garantidor será uma instituição bancária. Será ele quem se responsabilizará por liberar o crédito para o comprador e garantir que o pagamento seja feito em dia para o vendedor.

Como será a concessão de crédito?

A concessão de crédito será uma espécie de limite de cartão. Ou seja, é bem provável que o banco vai liberar uma linha chamada “Pix Garantido” para cada cliente com um valor determinado de acordo com o perfil de cada um.

Então dentro desse limite o cliente poderá fazer as suas compras. Vamos supor que uma pessoa tenha um limite de R$5 mil e faça uma compra parcelada em 10 vezes de R$500. 

Nesse caso, o limite será zerado, e na medida em que os pagamentos são feitos ele vai sendo recomposto para que o cliente possa realizar novas compras, assim como funciona com o cartão de crédito.

E se chegar no dia de pagar a parcela o cliente não tiver dinheiro em conta, a instituição faz o pagamento para o vendedor e começa a cobrar juros diários sobre o saldo em descoberto do comprador.

Ainda não está claro se a instituição bancária oferecerá uma espécie de antecipação de recebíveis para o vendedor caso ele queira receber as parcelas de uma única vez.

Por que o Pix Garantido é tão aguardado?

O que faz o Pix Garantido ser tão aguardado é que ele chega com a proposta de substituir o cartão de crédito. Afinal, a dinâmica será a mesma, mas em contrapartida, envolve menos instituições o que faz o seu custo cair.

Nesse sentido, a grande expectativa se dá pelo fato do novo produto financeiro onerar menos a venda dos lojistas e com isso garantir um maior desenvolvimento do comércio e da indústria no Brasil.

Claro que algumas questões ainda não estão muito claras, mas com o tempo espera-se que o Pix Garantido seja capaz de substituir por completo os cartões, uma vez que trazem uma facilidade e comodidade sem precedentes.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu