O Pix Crédito, também conhecido como Pix Garantido, é um dos produtos mais aguardados pelo mercado, assim como foi o próprio Pix em 2020.
Mas por que há tanta expectativa sobre esse novo lançamento do Banco Central? A resposta para essa pergunta é que ele chega com uma proposta inusitada, capaz inclusive de colocar os cartões de crédito em xeque.
Como será o Pix Crédito?
Em resumo, o Pix Crédito permitirá que os lojistas possam fazer vendas parceladas para seus clientes sem risco de inadimplência. Ou seja, ele é uma espécie de fiado estilizado.
Nesse caso, a inadimplência é zero porque há a figura do garantidor de crédito no meio do caminho, que é a instituição que aprova a compra e será a responsável por debitar o dinheiro da conta do comprador e creditar na conta do vendedor no dia acordado.
Mesmo que na data o comprador não tenha dinheiro em conta, a instituição garantidora faz o pagamento para o vendedor e passa então a cobrar juros diariamente sobre o valor em aberto do comprador.
Após um determinado tempo, que ainda não foi definido, essa instituição poderá negativar o nome do comprador caso ele não acerte o seu débito.
Então o Pix Garantido será igual um cartão de crédito?
A princípio tudo indica que o Pix Garantido será muito próximo a um cartão de crédito. No entanto, ele poderá divergir do cartão em alguns pontos centrais.
Um deles é a respeito da necessidade de ter um instrumento físico. No caso do cartão, você precisa inseri-lo em uma maquininha, e dependendo da situação terá inclusive digitar a sua senha para aprovação da venda.
Já no Pix Garantido não haverá o cartão físico e por isso toda a transação será online. Contudo, a grande dúvida é se a instituição garantidora terá um tempo para aprovar a compra, ou se o cliente já terá um limite pré-aprovado.
Outro ponto é em relação ao fato de poder gastar no Pix Garantido durante o mês e fazer o pagamento da fatura em um único dia, como acontece com o cartão de crédito.
Pix crédito: uma transformação na sua vida
Em vista que o Pix Crédito terá uma dinâmica muito parecida com os cartões, ele vai colaborar para deixar o mercado de crédito do Brasil ainda mais atraente.
Afinal, haverá menos custo para fazer compras parceladas, principalmente para os lojistas que reclamam bastante da taxa de juros que é cobrada pelos cartões de crédito.
Além do mais, ele vai colaborar para que muitas pessoas que ainda não têm acesso ao cartão de crédito sejam inseridas dentro do mercado, o que pode estimular o consumo no Brasil.
De modo geral, assim como o Pix conseguiu revolucionar o sistema de transferência há dois anos, o Pix Garantido será capaz de revolucionar o mercado de crédito trazendo redução de custos e facilidade no nosso dia a dia.
E você, o que acha do Pix Crédito? Deixe o seu comentário, sugestão e compartilhe essa matéria com seus amigos nas suas redes sociais.