pix garantido

Pix Garantido será somente para compras parceladas?

O Pix Garantido nem chegou ao mercado e já está dando o que falar. Afinal, muitos são os rumores acerca dessa novidade que foi anunciada pelo Banco Central e que deverá ser implantada em 2023.

Até o momento, o que se sabe é que o Pix Garantido possibilitará que as pessoas façam compras parceladas de empresas ou até mesmo outras pessoas com uma instituição garantindo o pagamento em caso de inadimplência.

Podemos dizer que em vista disso, dá para notar que o serviço é muito próximo ao limite de um cartão de crédito. A dúvida, porém, é se ele vai funcionar somente como um instrumento parcelado.

O uso do cartão de crédito atualmente

O cartão de crédito é usado atualmente de duas formas. Uma é nas compras parceladas que dependendo do estabelecimento pode chegar a até 12 vezes sem juros, o que ajuda as pessoas a realizarem o sonho de consumo de bens duráveis.

A outra maneira que o cartão é usado diz respeito às compras do dia a dia. Por exemplo, você usa o cartão para ir ao supermercado, para abastecer o carro, ir no pet shop, na barbearia, dentre outros estabelecimentos.

Todos esses gastos vão sendo subtraídos do seu limite de crédito e ao final do mês, assim que você faz o pagamento da sua fatura, os gastos são restabelecidos e novamente você começa as compras mensais.

O Pix Garantido vai oferecer essa mesma opção?

Até o momento, o que se sabe é que o Pix Garantido vai oferecer a possibilidade de compras parceladas. Ou seja, você pode fazer uma compra em 10 vezes ou 12 vezes, e no dia do pagamento a instituição garantidora subtrai o valor da parcela da sua conta.

Se no dia do pagamento não houver dinheiro na sua conta, você fica devendo para o banco que cobrará juros diários sobre o valor em aberto. Para poder comprar parcelado, o banco tem que aprovar o seu crédito.

Portanto, a dinâmica é a mesma do cartão nesse sentido, entretanto, o que ainda não está claro é se ele poderá ser usado como uma espécie de limite do cartão para as compras cotidianas.

Por exemplo, a instituição garantidora poderá dar um limite de R$5 mil para você ir gastando e ter uma data para pagar esse limite? Isso ainda não está muito bem definido pelo Banco Central.

Então o Pix Garantido não vai substituir os cartões de crédito?

Nas compras parceladas o Pix Garantido pode representar uma grande ameaça para os cartões, uma vez que é uma maneira de comprar um bem durável sem comprometer o limite.

Além do mais, isso representa também uma certa redução de custo para a loja vendedora que não precisará pagar as taxas do cartão que costumam ser bastante elevadas nos pagamentos parcelados.

Mas, por outro lado, se não houver esse tipo de limite para as compras cotidianas, conforme dissemos, o cartão continuará sendo usado para essa finalidade, inclusive haverá até mais incentivo para usar o cartão de crédito para esse fim.

Resta agora aguardar para saber como será exatamente a dinâmica do Pix Garantido. Ansiosos para essa novidade? Então deixe o seu comentário, sugestão e compartilhe essa matéria com seus amigos nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu