pix garantido

Pix Garantido será lançado em 2022 ou 2023?

O Pix Garantido já está gerando bastante expectativa tanto em consumidores quanto em lojistas que aguardam ansiosamente a chegada desse novo produto que promete ser um substituto aos cartões de crédito.

Afinal, ele permitirá que você possa fazer uma compra mesmo sem ter saldo em conta corrente. Mas para isso é preciso que tenha uma instituição garantidora que será quem aprovará o crédito.

Digamos que será uma espécie de limite de cartão, só que sem a necessidade de um cartão magnético, o que reduz diversos agentes como as próprias bandeiras que já estão ligando o sinal de alerta por conta disso.

Como vai funcionar o Pix Garantido?

O Banco Central ainda não deu maiores detalhes sobre a funcionalidade do Pix Garantido, mas o que se sabe até o momento é que ele funcionará como uma espécie de crédito ao consumidor.

Por exemplo, uma pessoa deseja comprar uma geladeira no valor de R$3 mil. Então ela agenda 10 pagamentos de R$300 para o lojista, um banco comercial garante o crédito e no dia esse banco tira o dinheiro da conta do comprador e credita na conta do vendedor.

Isso mesmo se ambos possuírem contas em bancos diferentes. Bom, mas e se o comprador não tiver saldo no dia? Nesse caso o banco passa a cobrar juros diários sobre o valor em aberto do cliente e poderá negativar o seu nome em caso de inadimplência.

Portanto, o risco dessa operação será exclusivamente da instituição garantidora que possivelmente fará uma análise de crédito de cada cliente para definir o perfil que poderá ser liberado em crédito para ele.

E o Pix Garantido funcionará somente de forma parcelada?

Ainda não se sabe se o Pix Garantido será uma espécie de limite que os bancos vão conceder aos seus clientes. Por exemplo, o Santander vai lá e concede para você um limite de Pix Garantido para usar como quiser.

Ao final do mês você paga a fatura das compras que realizar à vista, e as compras a prazo são debitadas das faturas de cada mês. Isso ainda não está bem claro, pois até então o que se sabe é que o serviço permitirá as compras parceladas.

A intenção é que haja uma redução de custos para os lojistas uma vez que as vendas feitas pelo cartão de crédito costumam ter um custo razoavelmente elevado para quem vende.

Quando será o lançamento do novo serviço?

O lançamento do Pix Garantido está previsto para 2023, embora há quem diga que ele poderá ser disponibilizado ainda esse ano pelo Banco Central.

Falta, no entanto, alguns alinhamentos como por exemplo: como será a adesão da instituição garantidora, qual o prazo de atraso que ela poderá negativar o nome de um cliente e se o produto será apenas para vendas parceladas.

Enquanto não nos é dada a resposta, esperamos por mais detalhes até que o Pix Garantido se torne uma realidade, colaborando ainda mais para a bancarização de grande parte da população.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu