pix garantido

Pix Garantido: redução de custos para as empresas!

O Pix Garantido é uma das novidades que foi anunciada pelo Banco Central e que deverá ser lançada no próximo ano. Ao que tudo indica ele pode se tornar uma verdadeira ameaça para os cartões de crédito.

Afinal, a sua dinâmica será próxima a de um limite de crédito, embora com algumas particularidades próprias, como por exemplo, o fato de você não precisar ter um cartão para passar em uma maquininha.

Além do mais, o Pix Garantido também envolverá menos agentes, sendo só uma instituição garantidora, o que vai colaborar cum uma drástica redução de custos para as empresas que vendem tanto online quanto fisicamente.

Por que haverá tanta redução de custos?

Um dos motivos pelos quais haverá uma grande redução de custo no Pix Garantido é que os cartões de crédito envolvem diversas instituições financeiras como o emissor do cartão, a bandeira e a instituição que concede o crédito.

Já no caso do Pix Garantido haverá uma única instituição que será a responsável por garantir o pagamento do crédito em caso de inadimplência. Portanto, com menos instituições envolvidas, haverá menos custos.

Isso quer dizer que o spread bancário tenderá a diminuir, e consequentemente as taxas cobradas tanto das empresas quanto dos consumidores serão menores do que as praticadas com o cartão de crédito.

Haverá redução de quais taxas com o Pix Garantido?

A expectativa é que todas as taxas sejam reduzidas com o Pix Garantido. Só para exemplificar, hoje quando uma empresa faz uma venda no cartão de crédito, ela paga cerca de 3,5% de taxa mesmo sem antecipar o recebível.

Além disso, quando o cliente atrasa o pagamento da fatura do cartão ele paga uma taxa de juros que em algumas instituições pode chegar a até 20% ao mês, sendo esse um dos juros mais altos de todo planeta.

Em vista disso, o que se espera com o Pix Garantido é que haja uma maior redução dessas taxas, e isso estimule as compras a prazo, principalmente os pagamentos parcelados da maioria dos clientes.

No entanto, é importante esclarecer que há a limitação nas compras internacionais, uma vez que o Pix só existe em território nacional, e grande parte dos cartões de crédito possuem aceitação no mundo todo.

Então esse não será o fim dos cartões de crédito?

Dificilmente o Pix Garantido conseguirá acabar com a hegemonia dos cartões, uma vez que esse é um produto usado no mundo todo. Entretanto, em território nacional o uso do cartão poderá cair substancialmente.

O único impasse que ainda não foi esclarecido pelo Banco Central é acerca do pagamento em dia do Pix Garantido por parte do comprador, se ele terá algum custo para isso.

Por exemplo, hoje se você fizer uma compra com o cartão de crédito de R$2 mil parcelado em 10 vezes de R$200 e pagar a fatura rigorosamente em dia, não terá custo nenhum. Entretanto, não se sabe ainda se com o Pix você também não terá esse custo.

Esse é ainda um dos dilemas que precisam ser esclarecidos. Mas se não houver nenhuma incidência de juros, então é bem provável que o Pix Garantido será capaz de substituir os cartões de crédito ao menos em território nacional.

E você quais são suas expectativas sobre o Pix Garantido? Conta aí nos comentários e não deixe de compartilhar essa matéria com todos seus amigos nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu