pix garantido

Pix Garantido é uma ameaça aos cartões de crédito? Entenda!

Desde o seu lançamento o Pix vem mudando a vida dos brasileiros, uma vez que permite inúmeras facilidades como a possibilidade de fazer transferências a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana.

Um dos primeiros serviços bancários que o Pix conseguiu extinguir foi o TED e o DOC que passaram a se tornar cada vez mais obsoletos. E agora com mais uma inovação o Pix começa a ameaçar também os cartões de crédito.

Afinal, o Banco Central pretende lançar um outro serviço um pouco mais ousado para os usuários do Pix. Trata-se do Pix Garantido que é um pouco diferente do Pix agendado e permitirá fazer pagamentos parcelados.

O Pix Garantido pode ameaçar o cartão de crédito?

Um dos grandes diferenciais dos cartões de crédito é que eles possibilitam aos clientes realizarem pagamentos em uma determinada data, seja à vista ou parcelado e posteriormente pagar o valor em uma data futura.

O Pix, no entanto, funciona como uma espécie de pagamento à vista, e até então não vinha colocando o cartão de crédito em risco. Entretanto, com a chegada do Pix Garantido isso parece estar prestes a mudar.

Pois, o novo serviço do Banco Central permitirá que pessoas façam pagamentos para outras de forma agendada e garantida pela instituição financeira. Isso quer dizer que se o cliente não tiver saldo no dia, a instituição bancária garante o pagamento.

No entanto, como ainda não há uma data para que o serviço seja lançado, o tamanho do impacto dependerá de quais serão as regras de utilização do Pix Garantido que serão definidas pelo Banco Central.

Quais regras ainda não estão definidas no Pix Garantido?

Uma das regras que ainda não ficou muito nítida é em relação à antecipação dos recebíveis. Por exemplo, uma empresa pode dividir o valor de um determinado produto em até 12 vezes no cartão de crédito.

Vamos imaginar que essa organização esteja precisando de caixa e decide então fazer a antecipação dessas parcelas. Ela consegue realizar isso de maneira muito simples pelo cartão de crédito.

Já pelo Pix Garantido ainda não está muito claro se haverá essa possibilidade, e caso haja, como ela será feita entre as instituições financeiras. Esse é um ponto que realmente merece uma grande atenção das empresas.

No entanto, tirando esse fator, a verdade é que as organizações poderão parcelar o valor para os consumidores com menos custos do que no cartão de crédito. Até porque, hoje em dia, quando um cliente paga uma compra no cartão ele tem um custo.

Por exemplo, em uma venda no cartão de crédito, é cobrado uma taxa de aproximadamente 3% sobre o valor da venda, independentemente se houve ou não a antecipação do valor da fatura.

Se com o Pix não houver esse custo, ou até mesmo ele for menor do que no cartão de crédito, haverá grandes chances dele abocanhar boa parte das transações que hoje são realizadas com o cartão de crédito.

Resta aguardar para ver. E você, o que acha dessa inovação? Deixe o seu comentário, sugestão e compartilhe essa matéria com seus amigos nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu