pix garantido

Pix Garantido e Pix Crédito são a mesma coisa? Entenda!

Ainda que não esteja disponível no mercado, o Pix Garantido assim que foi anunciado pelo Banco Central está dando o que falar. 

Afinal, ele chega ameaçando os cartões de crédito, pois após sua implantação será possível fazer compras parceladas em um estabelecimento físico ou digital sem a necessidade de ter um cartão. Interessante, não é mesmo?

O Pix Garantido será uma espécie de empréstimo pessoal?

É importante dizer que o Pix Garantido não é como um empréstimo pessoal. Pois, no empréstimo pessoal, você contrata um valor junto a uma instituição financeira que aprova o seu crédito e disponibiliza o dinheiro na sua conta para ser usado como quiser.

Nesse caso é acordada uma taxa de juros que será paga durante o empréstimo, e você saberá exatamente qual o valor de cada parcela. Já no Pix Garantido a negociação é feita entre você e o vendedor.

Em resumo, você compra um produto, escolhe a quantidade de parcelas que deseja pagar e a data de pagamento de cada parcela. Então, o banco que você tem conta aprova essa operação e garante o crédito.

A loja, não receberá tudo de uma vez, mas terá a garantia de que se não tiver dinheiro na sua conta no dia do pagamento, a instituição garantidora pagará a sua compra e te cobrará juros sobre o saldo em aberto.

Então é uma espécie de cartão de crédito?

Digamos que o Pix Garantido será uma espécie de cartão de crédito e por isso ele está se tornando o terror das bandeiras. No entanto, algumas questões ainda não estão claras.

Uma delas é se o cliente terá um limite de crédito para ser usado nas compras à vista e depois pagar o valor em um determinado dia do mês. Outro ponto é se o lojista poderá antecipar o valor integral das vendas.

Essas questões são cruciais. Pois, para quem precisa antecipar o valor, se não houver essa funcionalidade, ele pode não aceitar o Pix Garantido e preferir continuar trabalhando somente com o cartão.

E qual a diferença entre Pix Garantido e Pix Crédito?

Um outro ponto que chama a atenção de muita gente é acerca da diferença entre Pix Garantido e Pix Crédito. A verdade é que não há diferença entre ambos, a não ser a própria terminologia.

Alguns bancos digitais como o Abmex Bank, estão se antecipando ao Pix Garantido e criando o chamado Pix Crédito, que é uma forma de implantar o parcelamento via Pix antes mesmo da funcionalidade existir.

Em resumo, os termos se referem a mesma coisa, ou seja, possibilitar a compra parcelada de um produto usando o Pix, e uma instituição financeira garantir ao comprador o pagamento da parcela no dia do vencimento.

A chegada dessa nova funcionalidade já é aguardada com ansiedade pelo mercado. Pois, uma das suas principais propostas é democratizar ainda mais o acesso aos bens duráveis por quem não tem um cartão.

E você, o que espera do Pix Garantido? Se gostou deste artigo não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu