pix garantido

Pix Garantido e Pix Agendado são a mesma coisa? Entenda!

Desde quando o Pix surgiu no mercado, a sua adesão começou a ser cada vez mais rápida e intensa. Inclusive, atualmente a maior parte dos brasileiros costuma fazer transferências para outras pessoas usando essa funcionalidade.

Afinal, uma transferência via Pix além de rápida pode ser feita a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. No entanto, a tecnologia do Banco Central não parou por aí.

O Pix veio implementando novidades no decorrer do tempo, sendo que duas delas são o Pix Agendado e o Pix Garantido que ainda não foi lançado no mercado. Mas, afinal, qual a diferença entre os termos?

Pix Agendado

O Pix Agendado funciona como uma espécie de promessa de pagamento. Ou seja, você agenda um Pix para uma data futura para uma empresa, ou até mesmo para alguém que você precise pagar.

Entretanto, o risco de recebimento é exclusivo do credor. Por exemplo, vamos imaginar que uma empresa tenha feito uma venda de uma geladeira para você em 10 vezes de R$200.

Você então agendou 10 Pix neste valor e apresentou o agendamento para a empresa. Se no dia, você não tiver dinheiro para o pagamento, o Pix será estornado e consequentemente a empresa ficará com o prejuízo.

Por isso, podemos dizer que o Pix Agendado se assemelha ao velho fiado e cria uma certa insegurança para quem está vendendo, fazendo-o não se tornar tão popular.

Pix Garantido

O Pix Garantido funciona de forma similar ao Pix Agendado. Ou seja, você faz uma compra presente com promessas de pagamentos futuros. A diferença está na garantia no momento desse pagamento.

Enquanto que no Pix Agendado não há garantia de que a empresa receberá o valor do cliente, no Pix Garantido isso não acontece. Pois, nesse caso, o banco garante o pagamento.

Então, vamos considerar que você fez uma compra, e agendou os pagamentos Pix. Caso chegue no dia e você não tenha o dinheiro na sua conta, o banco faz o pagamento para o credor e você passa a dever para o banco, pagando juros até acertar sua dívida.

Passado um tempo, se você não tiver pagado o banco, aquela dívida será executada, e o seu nome passará a constar como devedor nos principais birôs de crédito como a Serasa e o SPC.

Então o Pix Garantido será uma espécie de empréstimo pessoal?

O Pix Garantido se assemelha não só a um empréstimo pessoal como também ao limite de um cartão de crédito. Até porque, se você pagar em dia o valor das parcelas não terá a incidência de juros, diferente do empréstimo pessoal que já é acordado com juros.

Apesar que essa questão ainda não está muito clara. Até porque o Banco Central não criou regras específicas se o cliente pagará juros no Pix Garantido mesmo sem atrasar o pagamento.

Essa definição será fundamental, inclusive, para definir se o Pix Garantido terá força para substituir o cartão de crédito nas transações cotidianas. Qual sua opinião sobre o assunto? Conta aí nos comentários e nos ajude a disseminar o conhecimento!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu