pix garantido

Pix Garantido é a mesma coisa que empréstimo pessoal? Entenda!

Recentemente o Banco Central do Brasil anunciou que em breve uma nova funcionalidade será incorporada ao Pix. Trata-se do Pix Garantido que permitirá o parcelamento das compras feitas usando o Pix.

Embora tenha uma certa similaridade com o Pix Agendado, ambos possuem uma diferença crucial: a garantia. Ou seja, o Pix Garantido terá uma instituição financeira que fará a garantia do crédito caso o comprador não tenha dinheiro no dia do pagamento.

Como será o funcionamento do Pix Garantido?

De modo geral, para funcionar, o Pix Garantido precisará que uma instituição financeira libere um limite de crédito para o comprador. Nesse caso ele fará uma compra parcelada em uma loja.

Vamos supor que essa compra tenha o valor de R$2 mil. Então, a instituição financeira terá que aprovar esse limite de crédito para o comprador. Considere que essa compra será paga para a loja em 10 vezes, todo dia 05.

Nesse caso, ao chegar no dia 05, a instituição bancária fará o débito do valor da parcela na conta do devedor, no caso R$200 e creditará esse valor na conta do vendedor. Mas e se no dia não houver saldo na conta do comprador?

Caso chegue no dia 05 e o devedor não tenha dinheiro em conta, a instituição bancária fará o pagamento para o vendedor da mesma forma, e a partir de então passará a correr juros sobre o saldo em descoberto.

O Pix Garantido funcionará como um empréstimo pessoal?

Embora seja uma espécie de crédito pessoal, há uma certa diferença entre os conceitos. Pois, o empréstimo pessoal funciona um pouco diferente do mecanismo do Pix Garantido.

No caso do empréstimo pessoal, o banco aprova um limite de crédito para o cliente, estabelece o prazo para que ele faça o pagamento e então libera o valor integral para o usuário usar como bem entender.

Já no caso do Pix Garantido, a compra é aprovada pelo banco que fará o débito da parcela na conta do comprador e garantirá o pagamento em caso de inadimplência, porém o banco só creditará esse valor no dia do vencimento na conta do vendedor.

Então há uma diferença aí para o crédito pessoal no qual o banco já coloca o dinheiro na conta de quem fez o empréstimo logo na sua contratação. Por isso, esse tipo de crédito se assemelha mais com o limite do cartão.

O Pix Garantido será igual a um cartão de crédito?

Ao que tudo indica o Pix Garantido será bem parecido com um cartão de crédito, mas alguns pontos ainda precisam ser esclarecidos. Um deles é sobre a taxa paga por operação por parte do vendedor.

Atualmente essa taxa pode chegar a até 5% nos pagamentos parcelados mesmo sem antecipação do recebível. Outra dúvida é se o comprador terá algum encargo pagando a parcela em dia, o que não ocorre com o cartão.

E, além disso, ainda não está claro como será o processo de aprovação: se o cliente será aprovado na hora, ou se a instituição disponibilizará na conta um valor que poderá ser usado pelo Pix Garantido.

Por fim, um outro ponto que merece atenção é se os lojistas terão a possibilidade de antecipar junto a instituição financeira os recebíveis dos clientes. São detalhes que fazem uma grande diferença em uma venda.

E você, o que acha da chegada do Pix Garantido? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa matéria com seus amigos nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu