Como receber pagamento recorrente dos meus clientes?

À medida que os modelos de negócios baseados em assinaturas se tornam cada vez maiores, as empresas precisam prestar mais atenção ao método de pagamento que oferecem aos clientes. 

Uma estratégia de pagamentos bem executada pode fazer a diferença no sucesso do seu negócio e também na retenção dos clientes. 

Neste post você vai aprender sobre pagamentos recorrentes, tipos de pagamentos recorrentes, vantagens e como você pode implementar esse processo no seu negócio.

Acompanhe.

O que são pagamentos recorrentes? 

Os pagamentos recorrentes são um tipo de pagamento repetido autorizado por um cliente e que é realizado automaticamente de acordo com um cronograma pré-determinado. Alguns exemplos são: clube de assinaturas, serviços públicos e contas de telefone celular, pagamento mensal de um curso, plano mensal da academia etc.

Esse tipo de pagamento pode ser realizado por meio de débito em conta, cobrança no cartão de crédito, boleto bancário e também pix.

Quais os tipos de pagamento recorrente? 

Em geral, existem duas categorias principais de pagamentos recorrentes: fixos e variáveis.

  • Pagamentos recorrentes fixos – são pagamentos que envolvem a cobrança do cliente sempre no mesmo valor. Por exemplo, a assinatura de um clube de vinhos. 
  • Pagamentos recorrentes variáveis ​​​​- são pagamentos que podem ser alterados cada vez que são efetuados com base no valor do produto ou serviço que o cliente efetivamente adquiriu. Por exemplo, serviços públicos, como eletricidade ou água.   

Como funcionam os pagamentos recorrentes?

No modelo de pagamento recorrente, os clientes enviam suas informações de pagamento (como número de cartão de crédito ou informações de conta bancária) para uma transação inicial, juntamente com permissão para que a forma de pagamento seja cobrada no futuro, de acordo com o cronograma de cobrança declarado. 

O comerciante então armazena essas informações para pagamentos subsequentes, que geralmente são, mas nem sempre, automatizados.

Benefícios de receber pagamentos recorrentes no seu negócio

Há uma série de benefícios, tanto para clientes como para comerciantes, em relação aos pagamentos recorrentes. Veja alguns abaixo:

  1. Mais conveniência 

Contar uma ferramenta de pagamentos recorrentes para receber é muito mais conveniente do que fazer repetidamente uma cobrança rotineira. Todo o trabalho é feito no front-end e, depois disso, o pagamento é feito automaticamente, para que sua equipe possa dedicar tempo a outras tarefas mais importantes.

  1. Agilidade

Como os clientes não precisam fazer login manualmente e inserir seus dados bancários todas as vezes para efetuar um pagamento, a agilidade é muito maior, garantindo uma experiência mais eficiente aos clientes.

  1. Maior fluxo de caixa

Os pagamentos recorrentes garantem uma entrada de capital rápida e confiável, ajudando a produzir um fluxo de caixa mais saudável e reduzindo seus custos de cobrança. Isso ajuda a deixar o seu negócio em uma melhor situação financeira e você sabe exatamente quanto dinheiro está entrando, facilitando o planejamento.

Como receber pagamento recorrente dos meus clientes?

Para receber pagamentos recorrentes é preciso integrar com um gateway de pagamento. E com tantas opções no mercado, é preciso escolher com atenção a melhor ferramenta. 

Algumas dicas que te damos para escolher o seu intermediador de pagamentos são:

  1. Consulte as taxas por transação
  2. Atente-se aos prazos de liberação
  3. Informe-se sobre os métodos de pagamento disponíveis
  4. Conheça os recursos de segurança 
  5. Verifique se a ferramenta otimiza a experiência do cliente 
  6. Confirme se há dashboard e relatórios completos

Além disso, algo que também será muito útil ao seu negócio é escolher uma ferramenta que conte com integrações, que vai facilitar o uso de outros recursos disponíveis, como emissão de notas fiscais, ferramentas de marketing, vendas, logística e muito mais.

💡 Dica: Na Abmex você encontra tudo isso e muito mais para receber pagamentos e transformar a experiência dos seus clientes.

Nós te ajudamos a receber pagamentos recorrentes!

A Abmex é um ecossistema de pagamentos completo para seu negócio online vender mais.

Com uma abordagem inovadora, unificamos em uma única ferramenta todos os recursos necessários para negócios, como o seu, a decolar sem precisar integrar com diferentes ferramentas.

Em nossa plataforma de pagamentos você tem:

  • Split de pagamento
  • Gestão de assinaturas
  • Página de checkout
  • Pagamentos recorrentes
  • Área de membros
  • Funil de vendas – one click buy
  • Gestão financeira
  • Integrações
  • E muito mais!

Conheça na prática a plataforma de pagamentos que te ajuda a fazer mais com menos. Acesse nosso site.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu