pix garantido

O que muda com a chegada do Pix Garantido?

Há muitos rumores acerca da chegada do Pix Garantido que já vem sendo anunciado pelo Banco Central há algum tempo. Mas o que de fato mudará em nossas vidas o lançamento dessa nova funcionalidade?

Só para recapitular, quando o Pix foi lançado em 2020 muita gente não sabia ao certo como ele seria capaz de mudar nosso dia a dia. Hoje, dois anos depois, vemos que os pagamentos em dinheiro foram reduzidos drasticamente.

Muitos estabelecimentos passaram a aceitar o pagamento via Pix, o que facilitou muito a vida das pessoas que não precisam mais ir até o banco para fazer saques de dinheiro.

E o Pix Garantido, o que vai mudar?

Assim como o Pix foi capaz de mudar a vida de grande parte da população, o mesmo podemos dizer do Pix Garantido que é um novo produto de crédito que chega para ameaçar os cartões.

O seu ponto central é que ele terá um custo menor para os lojistas. Só para exemplificar, atualmente quando é feita uma compra com cartão de crédito há um custo de aproximadamente 3,5% para a loja.

Esse custo não considera a antecipação do recebível, apenas o fato de ter feito a venda por meio de um cartão. Quando esse pagamento é parcelado, o custo se torna ainda maior.

Já com o Pix Garantido haverá menos agentes envolvidos na transação o que reduzirá o custo que automaticamente será repassado para o consumidor. A consequência é que as lojas vão estimular o uso da nova funcionalidade.

O lojista poderá conceder desconto para pagamentos via Pix?

Se um estabelecimento comercial conseguir reduzir o seu custo de venda em 10%, por exemplo, com o Pix, ele poderá dar 5% de desconto para o consumidor e ainda por cima economizar 5%.

Claro que esse é um exemplo hipotético, uma vez que o custo de uma venda com cartão de crédito depende muito da maquininha que o estabelecimento usa, do volume que ele transaciona, dentre outros pontos.

Mas, de modo geral, o que se espera é que realmente haja uma redução de custo considerável, e por isso o lojista poderá ter a liberdade de dar descontos para estimular esse meio de pagamento.

Então o Pix Garantido pode colocar o cartão de crédito em xeque?

Ainda é muito cedo para fazer qualquer tipo de previsão, até porque o Banco Central precisa esclarecer diversos pontos como por exemplo: custo para o cliente, adesão ao serviço etc.

Em resumo, para as compras parceladas é bem provável que o Pix Garantido consiga substituir o cartão com o tempo. Mas para as compras do dia a dia, o cartão de crédito ainda será bem útil.

Afinal, com ele você consegue ir gastando durante o mês e depois fazer o pagamento das suas compras em um único dia. Já o Pix Garantido terá a dinâmica de pagamentos agendados.

Resta aguardar os detalhes finais do lançamento do serviço para saber até onde ele poderá ameaçar os cartões. Gostou? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu