gateway-de-pagamento

O que é gateway de pagamento e como funciona essa solução?

Você já imaginou como as empresas recebem pagamentos online? Como atribuem diferentes métodos de pagamento na página de compra? Como personalizam o checkout? 

Tudo isso é possível graças a um gateway de pagamento, uma ferramenta indispensável para quem vende online. 

Basicamente, o gateway de pagamento processa pagamentos online, autenticando e transmitindo com segurança os dados do titular do cartão entre as partes dentro do fluxo da transação.

Mas essa ferramenta não se resume apenas a isso.

Com a escolha certa de um gateway de pagamento, você pode ter inúmeras facilidades e recursos disponíveis que vão ajudar a transformar o seu negócio e oferecer uma experiência de compra ainda mais incrível para seus clientes.

Continue neste post e descubra tudo o que um gateway de pagamento pode fazer pelo seu negócio online.

O que é um gateway de pagamento?

Gateway de pagamento é a solução responsável por conectar e transferir com segurança as informações de pagamento um usuário e instituições financeiras (bancos, operadoras de cartão, fintechs etc) no ambiente virtual.

Ou seja, esse sistema é indispensável para quem vende na internet, pois somente com essa integração a loja online poderá receber pagamentos.

Além disso, o gateway de pagamento permite que o empreendedor digital ofereça diversos meios de pagamento para seus clientes, como cartão de crédito e débito, boleto e Pix. 

Como funciona um gateway de pagamento?

O gateway de pagamento é um componente chave do sistema de processamento de pagamentos eletrônicos, pois é a tecnologia front-end responsável por enviar as informações do cliente ao banco adquirente do estabelecimento comercial, onde a transação é processada.

Ao iniciar uma transação de pagamento, os gateways executam uma série de processos que abrangem desde o envio criptografado das informações financeiras do cliente até a aprovação do pagamento.

Veja abaixo etapas simplificadas sobre o funcionamento de um gateway de pagamento:

  1. O cliente faz um pedido na loja online.
  2. O navegador da Web criptografa as informações (por exemplo: detalhes do cartão e da conta) por meio da criptografia SSL (Secure Socket Layer).
  3. Os detalhes criptografados do cartão do cliente são encaminhados para o gateway de pagamento por meio da conta do comerciante.
  4. O gateway de pagamento então passa os detalhes da transação para o processador de pagamento usado pelo adquirente.
  5. Este processador de pagamento encaminha as informações da transação para a associação de cartão (por exemplo, Visa, Mastercard).
  6. O banco do cliente recebe a solicitação de autorização e envia um código de resposta de volta ao processador de pagamento, detalhando se o pagamento foi aprovado ou recusado.
  7. A conta do comerciante então envia todas as autorizações aprovadas ao adquirente, para serem assinadas e transferidas para a conta bancária comercial do comerciante pelo banco adquirente.

Todo esse fluxo deve ser feito rapidamente e são realizadas também verificações de segurança durante o processamento.

Por que você precisa de um gateway de pagamento?

De forma resumida, você precisa de um gateway de pagamento para receber pagamentos online. 

E embora existam diferentes opções de gateways no mercado, todos eles devem fornecer a garantia de que os pagamentos dos seus clientes estão sendo processados de forma segura. 

Por exemplo, na Abmex contamos com proteção anti fraude em diferentes camadas para dar total segurança aos nossos clientes e às transações em sua loja online:

  • Ferramenta de análise antifraude integrada em todas as transações.
  • Combinação de análise manual e automática para obter a maior taxa de aprovação em pagamentos legítimos.
  • Cobertura integral de valores das vendas em caso de fraudes e chargebacks para serviços prestados e produtos entregues.

Um gateway de pagamento também pode permitir que você seja pago por meio de vários métodos de pagamento, não apenas cartões de crédito. 

Por exemplo, a Abmex facilita pagamentos com cartão de crédito e débito, em bandeiras como Mastercard, Visa, Amex, Hipercard, Diners Club e Elo. Além disso, também diferentes métodos de pagamento além dos cartões, como boleto, pix e link de pagamento

Quais são as vantagens de um gateway de pagamento?

Usar um gateway de pagamento para uma empresa pode trazer muitos benefícios. Aqui estão as principais vantagens:

Segurança

Os gateways de pagamento atendem a vários requisitos de segurança e usam recursos que garantem proteção contra fraudes. Por exemplo, a Abmex possui uma ferramenta de análise antifraude integrada em todas as transações, aumentando a segurança em cada negócio realizado.

Velocidade

A transferência manual de pagamentos da conta bancária do consumidor para a do comerciante é inconveniente e lenta. Os gateways de pagamento fornecem transferências rápidas e fáceis de usar para comerciantes e seus clientes.

Experiência do cliente

Cerca de 70% de todos os carrinhos de compras online são abandonados antes que o pedido seja feito. Um gateway de pagamento bem escolhido pode ajudar a reduzir essa taxa de abandono, garantindo uma experiência de checkout simples e conveniente, aumentando as taxas de conversão do consumidor.

Escalabilidade

Um bom gateway possui diferentes formas de pagamento disponibilizados, permitindo que o comerciante aceite os mais utilizados e preferidos pelo seu público, escalando ainda mais rápido.

Redução de custos

Ao utilizar um gateway de pagamento, é possível reduzir algumas despesas relacionadas a taxas administrativas. Isso ocorre porque o sistema permite que sua loja esteja conectada diretamente às instituições financeiras, eliminando a necessidade de envolver uma terceira empresa no processamento. 

Como resultado, os custos por transação são reduzidos, assim como o tempo necessário para processar os pagamentos.

Como escolher um gateway de pagamento?

Antes de contratar um gateway de pagamento para o seu e-commerce, é essencial considerar algumas questões. A etapa relacionada às transações financeiras realizadas na sua loja virtual requer um planejamento cuidadoso e isso se deve à necessidade de assegurar um ambiente seguro para que os compradores confiem seus dados bancários.

Ao selecionar um gateway de pagamento, verifique se ele possui os seguintes atributos essenciais:

Segurança

A segurança é fundamental ao lidar com transações financeiras online. Certifique-se de que o gateway de pagamento oferece medidas robustas de proteção, como criptografia de dados, conformidade com padrões de segurança, verificação de identidade e prevenção contra fraudes. 

Isso garantirá a proteção das informações financeiras dos seus clientes e a integridade das transações.

Funcionalidades e integração

Verifique se o gateway de pagamento oferece as funcionalidades necessárias para o seu negócio. Ele deve ser capaz de processar os tipos de pagamento que você deseja aceitar (cartões de crédito, débito, boleto etc.), ser compatível com a sua plataforma de e-commerce e oferecer uma interface de integração fácil de usar. 

Considere também se o gateway oferece recursos adicionais, como análise de dados, relatórios financeiros e suporte a assinaturas recorrentes, que possam ser relevantes para o seu modelo de negócio.

Taxas e custos

Avalie as taxas e custos associados ao uso do gateway de pagamento. Isso inclui taxas de transação, taxas de adesão, taxas mensais, taxas de estorno e outras possíveis cobranças.

Compare as opções disponíveis no mercado e leve em consideração não apenas o aspecto financeiro, mas também o valor agregado que o gateway oferece em termos de segurança, suporte ao cliente e funcionalidades.

>>> Abmex é a única com TAXA ZERO nas vendas parceladas! SAIBA MAIS

Conheça a Abmex

A Abmex é uma infraestrutura de pagamentos completa para seu negócio online vender mais. Com uma abordagem inovadora, a Abmex ajuda negócios digitais a decolarem através de uma única ferramenta com todos os recursos necessários:

  • Diversos métodos de pagamento
  • + de 15 integrações
  • Página de checkout personalizada
  • Área de membros
  • Gestão de assinaturas
  • Funil de vendas para aumentar o ticket médio: order bump, upsell one click, one click buy, entre outros.
  • Dashboard e relatórios financeiros

Aceite pagamentos ao mesmo tempo que transforma experiência de venda com recursos estratégicos para aumentar a receita do seu negócio:

  • SaaS – Utilize nossa API Plug & Play para processar pagamentos.
  • Cursos – Temos uma plataforma completa para vender seu conteúdo digital.
  • E-commerce – Venda mais com nossas soluções completas para seu e-commerce.
  • Serviços – Faça cobranças de serviços utilizando nossa ferramenta de pagamentos.

Além disso, temos a MENOR TAXA DO BRASIL! Só na Abmex você tem TAXA ZERO nas vendas parceladas

Acesse e conheça todas as possibilidades da Abmex para o seu tipo de negócio e alavanque suas vendas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu