pix crédito

O Pix Crédito é seguro para quem vende? Entenda!

O Pix Garantido, também chamado de Pix Crédito, deve chegar ao mercado no início do próximo ano. Há quem diga, inclusive, que ele colocará em xeque o cartão de crédito, tornando-se o principal meio de pagamento.

As expectativas não são à toa. Afinal, o Pix quando lançado mudou a maneira como a maioria dos brasileiros faz suas transferências e pagamentos à vista. E agora essa mudança também refletirá nos pagamentos a prazo.

O que será o Pix Garantido?

O Pix Garantido chamado por alguns de Pix Crédito será uma nova funcionalidade que vai permitir que uma pessoa compre e pague parceladamente usando o Pix.

Basicamente funciona assim: você vai até um estabelecimento e faz uma compra. Vamos imaginar que o valor dela seja de R$5 mil e você queira pagar em 10 parcelas de R$500.

Então são programados dez pagamentos, e no dia combinado de cada mês, o valor é subtraído da sua conta do comprador e creditado na conta do vendedor do produto.

E se eu não tiver dinheiro na conta?

O Pix Garantido vai contar com três agentes: comprador, vendedor e o garantidor. Vale dizer que o garantidor será uma instituição bancária autorizada.

Por isso, quem fará a função de tirar o dinheiro da conta do comprador e creditar na conta do vendedor é a instituição garantidora. E se você não tiver dinheiro na conta, ela vai pagar a parcela do mesmo jeito.

Então, você passa a dever aquele valor para o banco. Vale dizer que será cobrado juros até que o valor seja quitado. Por isso, no momento da compra é preciso que a instituição garantidora aprove seu crédito.

Então não há risco para quem vende?

Essa é a melhor parte do Pix Crédito. Afinal, não há risco para quem vende, pois todas as compras são aprovadas anteriormente por uma instituição garantidora. É ela quem assumirá o risco da operação.

Em vista disso, haverá uma rigorosa análise para aprovação dos valores. O que se espera, portanto, é que os limites concedidos sigam basicamente a mesma lógica do cartão de crédito.

Isso quer dizer que clientes com score maior e com melhor relação bancária terão limites maiores no Pix Garantido. Já clientes com score de crédito mais baixo e mau histórico de pagamento terão menos limites de crédito.

O Pix Garantido será um substituto ao cartão então?

Ao que tudo indica o Pix Garantido substituirá em grande parte os cartões de crédito. Mas há diversas questões em aberto ainda. Uma delas é se haverá um dia certo para o pagamento da fatura, e se poderão ocorrer vendas à vista.

Outra dúvida é se haverá a possibilidade da antecipação da venda. Por exemplo, uma venda feita em dez vezes poderá ser antecipada pelo lojista? Esse é um ponto que carece de esclarecimentos.

Enquanto alguns detalhes ainda não são esclarecidos, o que fica é a expectativa de como será de fato essa novidade do Banco Central que já vem dando o que falar.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com todos os seus amigos nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu