pix garantido

O novo Pix Garantido já tem data para ser lançado? Entenda!

Quando o Pix chegou ao mercado há aproximadamente dois anos, poucos imaginavam como ele seria capaz de mudar a relação das pessoas com o dinheiro. E hoje, podemos até dividir o mundo em antes e depois do Pix.

A verdade é que assim como ele foi responsável por praticamente tornar o DOC e TED obsoletos, ele está avançando e agora ameaça inclusive os próprios cartões de crédito com o lançamento de mais uma nova funcionalidade.

Trata-se do Pix Garantido que permitirá aos consumidores fazerem compras parceladas em qualquer estabelecimento comercial, sendo elas garantidas por uma instituição bancária.

Como vai funcionar o novo Pix Garantido?

Embora alguns detalhes ainda precisam ser definidos, ao que tudo indica o Pix Garantido vai funcionar igual o limite do cartão de crédito, com a diferença de que as empresas terão menos custo na sua aceitação.

Só para ilustrar, atualmente quando uma empresa faz uma venda no cartão de crédito, mesmo sem fazer a antecipação desse recebível, ela paga uma taxa que pode chegar a até 3,5% do valor total da compra.

Quando essa venda é parcelada, em alguns casos o custo pode chegar a até 5% do valor da compra. Já no caso do Pix, a empresa não terá esse tipo de taxa, o que ajudará a reduzir bastante o seu custo financeiro.

Além disso, como a instituição bancária fará a garantia do crédito, não há riscos de inadimplência. Isso quer dizer que se o cliente não tiver dinheiro na data do pagamento, ele ficará em débito com o banco e não com o credor.

Portanto, é uma modalidade que garante redução de custo e ainda por cima evita a inadimplência no momento do seu pagamento.

Essa pode ser uma verdadeira ameaça aos cartões de crédito?

Ao que tudo indica, o Pix Garantido poderá ameaçar os cartões de crédito uma vez que terá menos custo para o lojista que não precisa alugar uma maquininha de cartão e nem arcar com uma taxa sobre cada venda realizada.

Para o cliente, que compra um item em 10 vezes por exemplo, ainda não está claro se pagando o valor da parcela em dia, ele não pagará absolutamente nada de juros, ou se terá um pequeno encargo sobre a parcela.

Caso tenha esse pequeno encargo, então ele acabará optando pelo uso do cartão de crédito, e a modalidade abarcará de modo geral, somente aquelas pessoas que ainda não possuem o cartão.

Entretanto, se não houver nenhuma taxa adicional, o serviço se torna mais vantajoso também para o consumidor, e será capaz de substituir progressivamente o cartão de crédito, como aconteceu com o TED e DOC.

E quando será lançado o novo Pix?

De acordo com o Banco Central, o Pix Garantido deverá chegar ao mercado ainda no próximo ano, mas não foi definida uma data específica para o seu lançamento.

É provável que ao se aproximar dessa data, algumas questões que ainda carecem de resposta sejam esclarecidas, e com isso poderemos saber com mais propriedade até que ponto a nova solução será capaz de substituir os cartões de crédito.

Entretanto, o que sabemos até agora, é que o Banco Central vem avançando na democratização bancária em todo país, e atualmente com a chegada de novas soluções, mais pessoas estão tendo acesso ao crédito.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu