As 7 métricas SaaS principais para acompanhar

O rastreamento de métricas é importante em todos os negócios, mas em empresas SaaS, isso merece ainda mais atenção. Afinal, a sustentabilidade desse setor está diretamente relacionada à retenção de clientes, o que depende da satisfação de cada um.

Com isso, é preciso acompanhar as métricas SaaS mais relevantes para a operação, garantindo insights valiosos para a implementação de melhorias contínuas.

Neste post, você vai conhecer as 7 principais métricas SaaS e como calculá-las.

MRR (Monthly Recurring Revenue)

A receita recorrente mensal, conhecida como “MRR”, é toda a sua receita recorrente normalizada em um valor mensal. 

É uma forma de calcular a média de seus vários planos de preços e períodos de faturamento em um número único e consistente, no qual você pode acompanhar a tendência ao longo do tempo.

Para calcular o MRR, basta seguir a seguinte fórmula:

  • MRR = número de clientes x valor médio recebido deles.

ARR (Annual Recurring Revenue)

ARR, ou faturamento recorrente anual, é a métrica responsável por estimar o valor a ser recebido no próximo ano da sua empresa a partir das assinaturas. O acompanhamento dessa métrica é ideal para planejar suas estratégias de negócio ou corrigir estratégias atuais.

Para calcular o ARR da sua empresa SaaS, utilize a fórmula:

  • ARR = soma das receitas mensais dos últimos doze meses

ARPA (Average Revenue Per Account)

A receita média por conta (ARPA) é uma métrica de lucratividade que mede a receita da sua empresa por conta de cliente. Muitas vezes, essa métrica é considerada em conjunto com outras métricas SaaS importantes, como o LTV (Lifetime Value) e o CAC (Customer Acquisition Cost), para uma visão mais abrangente do desempenho financeiro e sustentabilidade do negócio.

A fórmula utilizada para calcular ARPA é:

  • ARPA = MRR / número de clientes ativos

CAC (Customer Acquisition Cost)

O CAC é a métrica que informa quanto você está gastando para conseguir um cliente e se esse custo final vale a pena ou não! Ela desempenha um papel importante na determinação da lucratividade de um negócio: se você estiver gastando muito para adquirir clientes, poderá expandir continuamente seu negócio, mas não sua receita.

A fórmula para chegar ao valor do CAC é bem simples:

  • CAC = soma dos custos direcionados a marketing e vendas / valor obtido pelo número de novos clientes adquiridos.

Retenção

A taxa de retenção analisa o número de clientes no final de um determinado período de tempo em comparação com o número de clientes do mesmo grupo no início do mesmo período.

A fórmula para calcular a taxa de retenção é:

  • Taxa de retenção = ((total de clientes no período – novos clientes no período) / clientes que você já tinha no início do período)) x 100

LTV (Lifetime Value)

O valor da vida do cliente (CLV ou LTV) representa o valor médio que um cliente fornece à sua empresa durante todo o relacionamento comercial. Quanto mais tempo os clientes continuarem usando seu serviço, maior será o valor de sua vida útil.

Junto com o CAC, o LTV ajuda a identificar se o seu modelo de negócio é viável ou não. 

A fórmula para esta métrica é:

  • LTV = (receita do cliente × vida útil do cliente) – custo de aquisição e manutenção

Churn Rate

Churn rate é a taxa de cancelamento, ou de abandono, registrada em sua base de clientes. O objetivo é entender o número de clientes ou assinantes perdidos em um determinado espaço de tempo. 

Para calcular a Churn Rate, siga os passos apresentados a seguir:

  • descubra o número de clientes perdidos em um período;
  • divida o valor pelo número de clientes existentes no início do mesmo período;
  • multiplique o resultado por 100.

Leia também > https://blog.abmex.com.br/gateway-de-pagamento-saas/

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