marketing de afiliados

Marketing de Afiliados: Entenda o Que é e Saiba Como Começar!

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em marketing de afiliados. Mas você sabe como começar a lucrar na internet com isso?

Com o avanço da tecnologia, as vendas online cresceram bastante. As pequenas e médias empresas, por exemplo, movimentaram cerca de R$2,3 bilhões em 2021. Porém, é fundamental conhecer as principais técnicas de vendas existentes.

E diferente do que muitas pessoas pensam, você não precisa criar seus próprios produtos para começar a vender online.

Lembra do bom e velho representante comercial? Então, podemos dizer que o afiliado é uma espécie de representante comercial online que ganha um percentual para vender um determinado produto.

Assim, caso o seu objetivo seja começar a ter renda através da internet, esse conteúdo é para você.

Neste artigo, vamos falar sobre:

Boa leitura!

O que é marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é o processo de ganhar uma comissão ao promover produtos ou serviços de outras pessoas ou empresas.

Conforme dissemos acima, você se torna um representante daquele produto. E, com isso, ganha uma comissão previamente acordada com o produtor.

Uma das diferenças entre ser um representante e trabalhar com marketing de afiliados é que, nesse segundo caso, o seu custo é muito menor. E a possibilidade de ganhos é muito maior.

Principalmente porque você pode fazer vendas de qualquer lugar do Brasil.

O marketing de afiliados é composto basicamente por três partes:

  • Produtor do conteúdo;
  • Afiliado;
  • Consumidor. 

Quem é o produtor de conteúdo?

O produtor de conteúdo é quem cria o curso ou serviço que será vendido. Assim, ele pode ser uma empresa ou uma pessoa física.

Porém, é muito importante que esse conteúdo seja de qualidade. De nada adianta criar algo sem que seu conteúdo seja um agente de transformação para os consumidores.

Dessa forma, não basta apenas ser um produtor de conteúdo. É necessário entregar algo de qualidade, que realmente faça a diferença na vida das pessoas.

Quem são os afiliados?

O afiliado é o responsável por divulgar um determinado produto, a fim de aumentar suas venda. Com isso, ele recebe uma comissão predeterminada pelo produtor.

Note que o afiliado tem uma grande importância no processo de crescimento do produtor.

E o grande segredo para ser um bom afiliado é encontrar uma boa estratégia de divulgação do produto.

Quem são os consumidores?

O consumidor é quem fará o sistema de afiliados girar. Até porque, sem vendas não há comissão tanto para o afiliado quanto para o produtor.

Portanto, o centro da estratégia de marketing e vendas deve ser sempre o consumidor. Além disso, é fundamental que você conheça a persona do curso e toda a sua jornada de compra para planejar ações mais certeiras e ter resultados mais expressivos.

Onde o afiliado pode encontrar um produto no marketing de afiliados?

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Agora chegamos em um ponto muito importante. Você já entendeu que existem três partes fundamentais na estrutura do marketing de afiliados.

Mas onde o afiliado consegue encontrar um bom produto para vender? A resposta para essa pergunta é: em uma plataforma de produtores digitais, como a Abmex.

Dessa forma, você apenas precisa acessar o site, realizar o seu cadastro, escolher o produto em questão e começar a divulgá-lo.

Conheça outras formas de ganhar dinheiro como marketing digital com o guia completo que preparamos para você!

Quais são os benefícios do marketing de afiliados?

O principal benefício do marketing de afiliados é que ele gera uma relação ganha-ganha entre as partes. Pois, quanto mais vendas ocorrerem, mais todos ganham.

Além disso, esse tipo de negócio possui um potencial enorme. Ainda mais para quem sabe usar muito bem as ferramentas do marketing digital.

Dessa forma, você precisa focar em criar conteúdo para todas as etapas do seu funil de vendas.

Ou seja, você precisa definir estratégias para atrair clientes em potencial. Uma ótima maneira é fazendo uso do das técnicas de inbound marketing. Assim, você atrai, envolve e engaja a sua audiência.

Além disso, é importante que você use e abuse da sua criatividade.

Por exemplo, vamos imaginar que você decida fazer um blog sobre saúde e bem-estar para vender produtos para mulheres.

Nele, você pode começar a tratar de assuntos relevantes para ajudar as mulheres terem uma vida mais saudável. Os artigos podem conter dicas, receitas, etc.

Dessa maneira, você conseguirá atrair as pessoas certas para o seu blog. Assim, elas passarão a confiar em você, sentindo-se gratas e estando mais propensas a comprar o que você tem a oferecer.

Tipos de divulgação no marketing de afiliados

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Talvez você ainda esteja se perguntando: como eu ganho dinheiro como afiliado? O que eu preciso fazer?

Para ganhar dinheiro no marketing de afiliados você precisa que o cliente compre o produto que você está divulgando.

Porém, além de lucrar apenas com vendas diretas, também existem outras formas de ganhar dinheiro como afiliado, como:

  • CPC – Custo por Clique;
  • CPA – Custo por Ação;
  • CPM – Custo por Mil Impressões;
  • CPV – Custo por Venda;
  • CPL – Custo por Lead.

Custo por Clique – CPC

O CPC, conhecido como Custo por Clique, é um formato no qual o afiliado recebe uma remuneração quando alguém clica na propaganda do produtor.

Então, se você tem um site, blog, ou rede social e alguém clica no anúncio da empresa, você ganha um determinado valor por isso.

Custo por Ação – CPA

No CPA, conhecido como Custo por Ação, você ganha uma remuneração quando o usuário realiza uma determinada ação dentro do anúncio.

Nesse caso, não basta apenas clicar no link do anúncio. É preciso que o cliente faça algo que pode ser um cadastro, ou o download de um E-book, por exemplo.

Custo por Mil Impressões – CPM

Outra forma de divulgação é o CPM. No entanto, é preciso destacar que esse tipo de remuneração acontece em anúncios no formato de banner apenas.

Nesse caso, o anunciante paga o afiliado a cada 1 mil impressões do banner na página do blog ou em uma rede social.

Esse tipo de estratégia vale muito a pena para quem possui um blog com um tráfego alto.

Custo por Venda – CPV

Esse é o tipo mais comum dentro do marketing de afiliados. Nesse caso, os afiliados recebem uma remuneração pela venda que realizam.

Podemos dizer que essa é uma espécie de comissão, na qual você anuncia, incentiva e vende um produto, ganhando um percentual em cima de cada venda.

Para quem tem um e-commerce ou quer fazer a divulgação de produtos pelas próprias redes sociais, essa é uma estratégia interessante.

Custo por Lead – CPL

Neste caso, a remuneração acontece quando o usuário deixa os seus dados em uma determinada landing page, por exemplo, tornando-se um lead para o anunciante.

Quais canais podem ser usados no marketing de afiliados?

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Conforme vimos acima, existem várias formas de ganhar dinheiro como afiliado. E para escolher qual é o melhor formato, é preciso saber qual será o canal de divulgação utilizado.

Afinal, se você tem um blog movimentado pode ser interessante o Custo por Mil Impressões. Porém, esse formato pode não ser a melhor escolha para quem usa exclusivamente as redes sociais para sua divulgação, por exemplo.

Assim, a sua divulgação pode acontecer pelos seguintes canais:

  • Site ou blog;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Youtube.

Sites ou blog

Uma das principais formas de trabalhar como afiliado é tendo um site ou blog. Até porque, nessa estratégia, dá para unir várias formas de ganho.

Mas, para isso, você precisa se empenhar em construir sua autoridade digital.

Por exemplo, se você for fazer um blog para falar sobre fintechs e bancos digitais, é possível divulgar links produtos de educação financeira.

Dessa forma, nessa estratégia, é muito importante conhecer as técnicas de SEO. Afinal, é isso que garante que você vai conseguir um tráfego muito maior com um baixo custo.

Redes sociais

Outra forma de trabalhar com marketing de afiliados é através das redes sociais. Inclusive, existem diversos influenciadores digitais que estão ganhando muito dinheiro dessa forma.

Hoje existem inúmeras alternativas, como Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest, TikTok e, até mesmo, o próprio LinkedIn.

Mas você não precisa atuar em todas elas. Foque naquelas que o seu público mais utiliza.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma de conversar e engajar a sua base de contatos, mantendo uma conversa direta com cada pessoa da sua lista.

Só para você ter uma ideia: 83% das pequenas empresas utilizam o e-mail como sua principal fonte de aquisição de leads.

Dentre as marcas que usam o e-mail marketing, 50,9% apostam no recurso para ter um relacionamento com os usuários, podendo oferecer serviços e produtos a eles.

Muita gente acredita que o e-mail marketing morreu, mas a verdade é que ele está mais vivo do que nunca e entrega ótimos resultados.

Canal no Youtube

Outro canal que dá muito resultado ao se trabalhar como afiliado é um canal no Youtube.

Até porque, vídeos são fáceis de serem consumidos, sendo uma boa alternativa para o marketing de afiliados.

A Wyzowl, por exemplo, todo ano publica estatísticas sobre o consumo de vídeo, e pasmem: 79% das pessoas preferem conhecer um produto através de um vídeo do que ler um review sobre ele.

Além disso, 84% dos consumidores foram convencidos a fazer uma determinada compra logo após assistir um vídeo de uma marca.

Como você pode ver existem diferentes maneiras de ganhar dinheiro usando o marketing de afiliados, assim como existem várias formas de divulgar o seu produto. Cabe a você escolher sua estratégia e começar.

Você já conhecia o marketing de afiliados? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe seu comentário abaixo!

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