pix

Fiado Estilizado: Saiba qual será a nova proposta do Pix

As vendas no varejo sempre foram marcadas por dois tipos: à vista e a prazo. Inclusive, as vendas a prazo por muito tempo eram feitas naquelas velhas cadernetas, e eram conhecidas como fiado.

No entanto, como os crediários ficavam por conta das próprias lojas, a inadimplência começou a corroer o lucro das organizações que aos poucos foram evitando esse tipo de venda.

Com a chegada e intensificação do cartão de crédito no mercado, os comerciantes passaram novamente a realizar vendas a prazo, só que dessa vez garantidas por uma instituição financeira, uma vez que se o cliente não pagar o cartão, ele fica em dívida com o banco, e não com o dono do estabelecimento.

Agora o Pix quer inovar ainda mais, e criar uma espécie de fiado estilizado com o lançamento do Pix Garantido

Como será a nova proposta do Pix?

A nova proposta do Pix é permitir que o cliente possa fazer um pagamento parcelado em uma compra, sendo o valor dela garantido por uma instituição bancária. Em resumo, será uma espécie de cartão de crédito.

No dia em que a parcela vencer, a instituição financeira fica responsável por debitar o valor dela da conta do pagador e creditar o valor na conta do credor. Caso não haja saldo suficiente, o credor recebe de toda forma da instituição bancária.

Nesse caso, quem fez a compra entra em dívida com a instituição financeira, e é cobrado juros sobre o saldo descoberto até que ele seja acertado. Em resumo, é uma espécie de fiado estilizado.

Pix Garantido será mais um produto de crédito no mercado

Conforme você notou, o Pix Garantido precisará da aprovação da instituição bancária. Portanto, se você quiser realizar uma compra de um produto de R$10 mil parcelado em 10 vezes de R$1 mil, é preciso que o banco aprove esse crédito para você.

Digamos que é o mesmo que ter um limite de crédito no cartão. No entanto, o grande diferencial do Pix Garantido é que ele cobrará menos taxas de juros do que os cartões de crédito costumam cobrar dos seus clientes.

Isso trará mais competitividade ao mercado de crédito. Pois, no cartão há uma empresa que faz o seu credenciamento, outra que media o uso e o banco que gerencia a relação com o cliente.

Ao envolver tantas instituições, o spread acaba sendo maior. Já, ao criar uma ferramenta mais simples, a tendência é que as taxas sejam mais baixas, favorecendo assim o consumidor final e o lojista.

Será o fim do cartão de crédito no Brasil?

Ainda é muito cedo para afirmar que o Pix Garantido seja capaz de substituir o cartão de crédito no Brasil. Até porque, para a implementação desse novo produto de crédito é necessário que os bancos estejam dispostos a oferecer os limites para os clientes.

Portanto, o que se espera é que essa implementação do Pix Garantido seja gradual, e que a princípio tenha um impacto maior nas negociações online e menor nas negociações em estabelecimentos físicos.

Vale dizer que o Banco Central ainda não determinou uma data para que ele seja implementado. E você, já conhece essa novidade? Deixe seu comentário, sugestão e compartilhe essa matéria com seus amigos nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu