Com a Black Friday quase chegando, as empresas estão se preparando para mais um ano recorde. Quer você seja um veterano ou um iniciante nesse tão esperado período de compras, é preciso sempre contar as melhores dicas e estratégias para ampliar suas promoções da Black Friday, conquistar mais clientes e maximizar as vendas online.
Neste post, você vai conhecer 5 estratégias que vão te ajudar a maximizar seus resultados na Black Friday 2023.
Confira!
5 estratégias para ajudar seu e-commerce vender mais na Black Friday
Como empresas de todos os tamanhos participarão da campanha de Black Friday 2023, é necessário elaborar estratégias sólidas para conquistar clientes em potencial e competir com outras empresas.
Com isso em mente, listamos as cinco melhores estratégias para o seu e-commerce aproveitar ainda mais a Black Friday 2023.
1. Atente-se ao desempenho do site (web e mobile)
Para um e-commerce, um dos elementos mais críticos é o desempenho do site.
Em um evento como a Black Friday 2023, os clientes esperam que as lojas online carreguem com agilidade, para que possam encontrar rapidamente as melhores ofertas.
O tempo de carregamento ideal para lojas de comércio eletrônico é de zero a quatro segundos , pois possui uma taxa de conversão de 12% a 30%. Mais do que isso, os usuários começam a abandonar seus carrinhos e as transações diminuem.
Além do site web, você também deve garantir que seu e-commerce seja totalmente otimizado para dispositivos móveis. Com o número crescente de vendas por smartphones e tablets, a experiência móvel é crucial.
2. Crie uma campanha da Black Friday mídia social
A mídia social é uma ferramenta de marketing poderosa, que pode influenciar as decisões de compra dos consumidores em 76%. O que é uma excelente forma de promover ofertas da Black Friday 2023 e ouvir as necessidades dos clientes, para mantê-los satisfeitos durante o período de compras.
Aqui estão algumas dicas:
- Otimize os perfis do seu e-commerce: use o logotipo da sua empresa como foto de perfil e foto de capa da marca. Inclua palavras-chave relevantes para a empresa na biografia. Certifique-se de que todos os links apresentados funcionem.
- Aproveite o recurso de compras sociais: é possível conectar sua loja online às plataformas, como Instagram e Facebook. Isso permite que os clientes comprem diretamente de seu feed, tornando a experiência de compra mais fácil e rápida.
- Use hashtags da Black Friday: os usuários provavelmente usarão hashtags como “BlackFriday” e “BlackFriday2023” para encontrar mais ofertas da Black Friday. Essa dica é válida, principalmente, para vendas de itens que geralmente geram muitas pesquisas online, como roupas e eletrônicos.
- Use anúncios do Facebook: aloque algumas partes do seu orçamento de marketing para anúncios no Facebook, pois eles são muito mais direcionados do que os anúncios de busca. Além disso, esse tipo de anúncio também resulta em taxas de conversão mais elevadas, em média 9,21%.
- Responda a comentários e mensagens: alguns compradores podem entrar em contato com seus perfis sociais para perguntar sobre um item, solicitar ajuda ou expressar uma reclamação. Aborde essas dúvidas para manter a boa reputação e o relacionamento com os clientes.
3. Audite suas páginas de produtos
Durante a Black Friday, seus clientes passam a maior parte do tempo nas páginas dos produtos, procurando os itens desejados e finalizando suas compras.
Consequentemente, otimizar essas páginas pode garantir uma experiência de compra mais ágil, conveniente e agradável na Black Friday 2023.
Confira abaixo uma lista de verificação que vai te ajudar com isso:
- Otimize as descrições dos produtos: use palavras sensoriais nas descrições de seus produtos para facilitar com a visualização da aparência e a sensação do item para o cliente. Inclua também palavras-chave relevantes para SEO. Além disso, crie uma seção de perguntas frequentes para responder às perguntas mais comuns dos compradores.
- Sincronize o estoque em todos os canais de vendas: economize tempo atualizando manualmente a quantidade de estoque e evite problemas relacionados ao estoque do seu e-commerce.
- Exibia avaliações e comentários de usuários: em torno de 76% dos consumidores leem comentários online para ver se vale a pena comprar um produto. Isso prova como o feedback positivo dos clientes funciona efetivamente como uma promoção boca a boca confiável para as empresas.
- Conte com orderbump no checkout: com o recurso de orderbump você pode tornar a compra do seu consumidor mais conveniente, oferecendo a ele um um produto complementar, que agrega valor ao seu pedido.
- Insira a opção de compra com um clique: conhecido também como “one click buy” com esse recurso o cliente só precisa preencher os dados cadastrais apenas para concluir a primeira transação. Quando voltar ao site, basta um clique para ele comprar mais. Isso torna a compra mais ágil, melhorando a experiência do cliente.
4. Crie um senso de urgência
Oferecer descontos já não é mais o suficiente para fazer com que os clientes comprem em um e-commerce. Para maximizar as vendas da Black Friday 2023, é preciso incentivá-los a acessar o site utilizando argumentos que demonstrem uma oportunidade única.
Existem várias maneiras de criar urgência para as campanhas de marketing da Black Friday, veja:
- Venda relâmpago: as vendas relâmpago são descontos e promoções que duram pouco tempo, normalmente, de algumas horas a um dia. Para incentivar os compradores, destaque os horários de início e término e exiba uma contagem regressiva no site.
- Nível de estoque com quantidade baixa: mostrar o estoque baixo de um determinado produto cria a sensação de que ele acabará em breve, encorajando o consumidor a fechar a compra o quanto antes.
- Linguagem sensível ao tempo: palavras-chave como agora, somente hoje ou última chance são bons exemplos disso. Considere incluí-las nas linhas de assunto do email marketing para aumentar a taxa de abertura.
- Cores de destaque para a oferta: a prática recomendada é usar uma cor que contraste com o tom dominante do seu design, para destacar a mensagem principal.
- Recompensas rápidas: por exemplo, ofereça frete grátis, acesso antecipado a ofertas exclusivas ou um presente exclusivo para os primeiros cem clientes.
5. Segmente seu público
A segmentação do seu público é tão importante quanto as suas estratégias. Em vez de adotar uma abordagem única que atinge todos os seus contatos da mesma maneira, a segmentação permite que você explore o comportamento do cliente e preferências passadas.
Veja alguns exemplos de como você pode fazer isso:
- Histórico de compras: analise e agrupe-os com base em categorias de produtos específicas ou em padrões de compra recorrentes. Isso permite que você envie ofertas direcionadas, sugerindo produtos relacionados ou complementares.
- Frequência de compra: clientes regulares podem receber ofertas exclusivas para recompensar sua lealdade, enquanto aqueles que não compram com tanta frequência podem ser incentivados com descontos especiais.
- Comportamento de navegação: por exemplo, se um cliente demonstrar interesse em uma categoria específica ou produtos particulares, personalize suas mensagens para refletir esses interesses. Isso não apenas aumenta a relevância, mas também demonstra que você está atento às preferências individuais.
- Localização geográfica: ofereça ofertas específicas para determinadas localidades ou adapte a linguagem e imagens para melhor atender às expectativas regionais.
- Status de engajamento: identifique os níveis de engajamento dos seus assinantes. Aqueles que abrem regularmente seus e-mails podem receber ofertas mais exclusivas, enquanto os menos engajados podem ser alvo de campanhas de reengajamento mais assertivas.
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