pix garantido

Entenda como o Pix Garantido pode acabar com o cartão de crédito

O Pix já é um verdadeiro sucesso no Brasil e está conseguindo colocar fim em diversos tipos de serviços que até então eram prestados pelas instituições financeiras como o TED e o DOC.

O seu êxito é tamanho que o Banco Central vem criando novas funcionalidades como o Pix Garantido ou Parcelado. Com essa nova função os usuários podem parcelar as suas compras de maneira simples.

Não é à toa, que essa nova modalidade já está sendo vista como uma verdadeira ameaça aos cartões de crédito. E é sobre ela que vamos falar um pouco mais a fundo neste post.

O que é o Pix Garantido?

O Pix Garantido é uma nova modalidade que permite a um usuário fazer um Pix para uma empresa, ou outra pessoa física em uma data futura, inclusive parceladamente.

Por exemplo, ele permite que uma pessoa compre uma geladeira, e agende 12 pagamentos futuros para pagá-la. No entanto, diferente do Pix Agendado, é preciso que essa operação tenha a intermediação de uma instituição financeira.

Essa instituição é quem garantirá o pagamento caso o usuário não tenha saldo suficiente no dia em sua conta. 

Como será o funcionamento do Pix Garantido?

Para efetuar um pagamento é preciso que a pessoa faça o agendamento na modalidade Pix Garantido dentro do seu aplicativo bancário. Quem fará a análise e confirmará a operação será o próprio banco.

No dia do pagamento, a instituição bancária fará o débito do valor na conta do usuário, sendo que se ele não tiver o saldo suficiente para pagar o valor, começa a incorrer em juros até que o débito seja sanado.

Portanto, é uma modalidade muito parecida com o limite do cartão de crédito, no qual o cliente não paga nenhuma taxa de juros se pagar o valor rigorosamente em dia. Mas se houver atraso, há a incidência de juros.

A empresa que está recebendo pode antecipar o pagamento?

Um dos grandes impasses acerca do Pix Garantido é como será a antecipação por parte da empresa que está recebendo. Até porque no caso do cartão de crédito, a organização pode antecipar o recebimento.

Mas, por outro lado, a nova funcionalidade ajudará os pequenos empreendedores, pois eles poderão parcelar as compras dos seus clientes sem ter que arcar com a taxa de juros que é comumente cobrada no cartão.

E não há riscos nesse caso. Pois, conforme antecipamos, mesmo que o cliente não tenha dinheiro para pagar o valor da parcela, o banco garante o pagamento que será feito mediante juros nesse caso.

Será o fim dos cartões de crédito?

Se houver um aumento no valor da parcela pelos clientes é possível que o cartão de crédito não sofra nenhuma ameaça, e que o produto seja consumido somente por aquelas pessoas que não possuem limite de crédito.

Entretanto, se não houver aumento no valor das parcelas do Pix para os clientes que fizerem o seu pagamento rigorosamente em dia, essa função poderá fazer com que grande parte das pessoas troque o cartão de crédito pelo Pix Garantido.

Resta saber como o Banco Central pretende aplicar essa inovação. E você, o que acha do Pix Garantido? Deixe o seu comentário, sugestão e compartilhe essa matéria com seus amigos nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu