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Endomarketing: Entenda o Que é e Como Aplicar!

Toda empresa quando quer conquistar um cliente investe em marketing. No entanto, também é muito importante conquistar seus clientes internos. E essa estratégia é conhecida como endomarketing.

Dessa forma, não basta só criar um time interno mais engajado, mas também entender o colaborador como um cliente potencial da sua empresa.

Por essa razão, o conceito de endomarketing vem crescendo a passos largos não só no Brasil. E para você entender melhor como funciona esse conceito, neste post falaremos sobre:

Boa leitura!

O que é o endomarketing?

Endomarketing nada mais é do que o marketing interno. Ou seja, é uma estratégia de marketing voltada para o capital humano da empresa.

Dessa forma, ele é baseado em relacionamento. Sendo assim, quando uma empresa decide criar um ambiente de relacionamento mais saudável, o endomarketing melhora sua imagem e aumenta a fidelização do cliente interno.

Dessa forma, quando um cliente interno é fidelizado, a organização passa a ter uma marca empregadora mais forte. E qual é a vantagem disso? Reter os melhores talentos do mercado.

Diferença entre endomarketing e comunicação interna

endomarketing nas empresas

É preciso tomar um grande cuidado para não confundir endomarketing com comunicação interna. Apesar dos dois terem uma grande importância, o conceito é diferente entre si.

O endomarketing está diretamente relacionado ao marketing, ao passo que a comunicação interna se refere à comunicação. Por isso, os dois termos não são sinônimos.

Podemos dizer que o endomarketing é uma série de estratégias que tem como objetivo atender às demandas do mercado e estabelecer uma relação benéfica entre a empresa e o cliente interno.

Já a comunicação, é a troca de informações entre duas ou mais partes. Na maioria das vezes, há a tentativa de propagar uma mensagem. Sendo assim, o termo advém de uma área que pode ser usada pelo marketing.

Exemplos de endomarketing dentro das grandes empresas

O termo endomarketing tem chamando bastante a atenção das grandes organizações, pois ele é o responsável por aumentar a satisfação e o engajamento dos colaboradores.

Essa ação ajuda a melhorar a cultura organizacional, reduzir o turnover e até mesmo otimizar os resultados dentro da empresa.

As grandes companhias usam bastante a criatividade e a inovação no momento de planejar as estratégias de endomarketing. E há muito o que aprender com elas. Dentre os principais exemplos, podemos citar:

  • Toyota;
  • Golden Cross;
  • Coca-Cola;
  • Fiat.

Toyota

A Toyota possui ações de endomarketing bastante interessantes. Afinal, a empresa costuma dar voz aos seus funcionários para construir uma cultura forte e inovadora.

Sendo assim, quando um novo colaborador é contratado, ele passa por vários treinamentos que vão desde os valores e cultura da Toyota, até o funcionamento do processo de produção da empresa.

Essa é uma maneira do colaborador conhecer a empresa a fundo e construir um senso de pertencimento. Inclusive, os funcionários são livres para trazer novas ideias e dar sugestões que são colocadas em prática.

Golden Cross

A operadora de planos de saúde Golden Cross é um outro exemplo de empresa que também aplica o endomarketing. Só para ter uma ideia, ela já destinou mais de R$ 750 mil para o marketing interno.

Dentre os principais exemplos estão a premiação interna, que inclui compra e reforma da casa própria, eletrodomésticos e outros artigos para o lar.

Tudo isso como forma de bonificar os melhores talentos. Não é à toa que a empresa apresentou uma melhora expressiva nos resultados após a implementação dessa ação.

Coca-Cola

A Coca-Cola começou a elaboração das suas estratégias de endomarketing no ano de 2016, quando apresentou um plano para o seu time de 66 mil pessoas durante as Olimpíadas.

Dentre as iniciativas estão o andar olímpico, que é um espaço temático e lúdico que além de lembrar os Jogos Olímpicos aproxima os colaboradores de um evento importante para a marca.

Também foi montado um cenário com a réplica da tocha olímpica e os funcionários puderam tirar fotos como se estivessem participando de uma prova de revezamento.

Além disso, foi criado o projeto “papos com atletas profissionais”. Estes contaram para os colaboradores um pouco da sua trajetória. Com isso, onde os participantes podiam fazer perguntas e interagir com os convidados.

Fiat

Por fim, a Fiat também tem um bom exemplo de endomarketing. Afinal, a empresa permite que os colaboradores sejam os primeiros a fazer teste drive nos modelos que ainda serão lançados no mercado.

Essa iniciativa vai ao encontro dos valores defendidos pela organização que consiste em tratar os clientes internos da mesma maneira que os clientes externos.

Um outro ponto que chama a atenção é a praticidade e estruturação da comunicação interna. Até porque a empresa possui uma ferramenta específica que centraliza informações relevantes para todos funcionários.

Além disso, ela ainda oferece um canal aberto de comunicação entre os colaboradores e a liderança. Dessa forma, qualquer funcionário da empresa pode falar diretamente com a diretoria.

7 passos para elaborar um bom plano de endomarketing

Para elaborar um bom plano de endomarketing é preciso conhecer o perfil do público interno do seu negócio.

Entendendo isso, é possível pensar em ações criativas para a implementação de um projeto de endomarketing seguindo os seguintes passos:

  • Atender às expectativas dos funcionários;
  • Entender os anseios da equipe;
  • Avaliar a cultura organizacional;
  • Descobrir o que os funcionários esperam da empresa;
  • Traçar novos objetivos;
  • Executar a ação;
  • Medir os resultados.

1- Atender às expectativas dos funcionários

Para que exista o endomarketing, é preciso que haja confiança entre o funcionário e a empresa, já que esse é um dos principais elementos para qualquer relação de sucesso.

Sendo assim, ao elaborar um plano de endomarketing é preciso que ele atenda às expectativas dos colaboradores.

Por exemplo, se essa relação vai envolver recompensas e bônus, é preciso que eles sejam relevantes para os funcionários.

2- Entender os anseios da equipe

Para que as expectativas sejam atingidas é necessário conhecer os seus anseios. Ou seja, saber a fundo o que desejam os colaboradores da sua organização.

É preciso entender quais são suas características e objetivos profissionais, além de diversos outros atributos que ajudam a entender melhor esse público-alvo.

Quanto mais informações você conseguir levantar a respeito dos colaboradores, mais completa e interessante a sua análise ficará.

3- Avaliar a cultura organizacional

A cultura organizacional envolve um conjunto de valores, crenças, posicionamentos, objetivos e regras de conduta que precisam ser adotadas pela empresa.

Conhecer a fundo essa cultura garante que a empresa seja capaz de tornar o ambiente interno mais agradável para todos os colaboradores, entendendo a percepção deles em relação a essa cultura organizacional.

Essa avaliação ajuda a compreensão o que a empresa pode melhorar, como é a relação entre funcionários, se há colaboração entre equipes, etc.

4- Descobrir o que os funcionários esperam da empresa

As estratégias de endomarketing são voltadas para o público interno da empresa. Por isso, são eles que precisam dizer o que os mantém motivados.

Portanto, é preciso fazer pesquisas, bate-papos para entender o que os funcionários esperam, quais são suas motivações etc.

Assim, fica muito mais fácil da empresa acertar em cheio nas suas escolhas para um marketing interno de sucesso.

5- Traçar novos objetivos

Assim que a empresa conseguir identificar os anseios dos seus colaboradores, é preciso então começar a definir os objetivos.

A partir das primeiras avaliações já é possível levantar alguns problemas que precisam ser resolvidos para melhorar o engajamento dos funcionários.

Os objetivos precisam ser definidos juntamente com as metas, porque além do que se pretende alcançar, é preciso pensar de que maneira essas ações serão mensuradas.

Então, avalie quais serão os indicadores usados para verificar as ações planejadas, e se elas realmente estão sendo bem-sucedidas.

6- Executar a ação

Uma vez que os objetivos tenham sido definidos, é preciso pensar a melhor maneira de colocá-los em prática e começar sua execução. Algumas perguntas precisam ser respondidas nesta etapa, como:

  • Quais canais serão utilizados?
  • Qual a melhor forma de passar essa mensagem para o funcionário?
  • Como será feita a distribuição desta ação?

É aqui que a comunicação interna se torna uma grande aliada do endomarketing. Afinal, ela ajuda a pensar na melhor maneira de comunicar tais ações para o time.

7- Medir os resultados

Uma vez que a ação seja executada, é preciso começar a medir os resultados para saber se a estratégia definida está realmente sendo positiva.

Para isso, é essencial aderir aos indicadores de desempenho que podem ajudar bastante na mensuração dos resultados. Por exemplo:

  • Taxa de absenteísmo;
  • Nível de satisfação por pesquisa de clima;
  • Nível de produtividade;
  • Retorno sobre Investimento.

Agora que sua empresa já sabe os passos para executar o endomarketing, é preciso entender quais são as principais estratégias.

Principais estratégias

o que é endomarketing

Estratégias de endomarketing são algumas alternativas que sua empresa pode seguir para conseguir engajar os colaboradores do negócio.

Entretanto, elas servem apenas de exemplo, uma vez que neste ponto, a criatividade pode fazer uma grande diferença. Podemos citar como exemplos:

  • Oferecer benefícios para os colaboradores;
  • Melhorar a comunicação interna;
  • Treinar e desenvolver toda a equipe;
  • Criar um bom plano de carreira;
  • Melhorar o clima organizacional;
  • Promover eventos de integração;
  • Realizar pesquisas de satisfação;
  • Oferecer reconhecimentos aos colaboradores.

Só para ilustrar, os benefícios para os colaboradores podem aumentar a satisfação interna, além de atrair os melhores talentos do mercado.

No entanto, é preciso que tais benefícios sejam realmente relevantes para o time. Para citar alguns exemplos, podemos falar sobre auxílio academia, horário flexível, home office, dentre outros.

O plano de carreira, que também funciona como uma excelente estratégia, diz respeito a dar oportunidade para o colaborador crescer dentro da empresa. E é justamente isso que todo mundo deseja. Afinal, ninguém quer ficar estagnado na profissão.

No entanto, é importante que o plano de carreira seja bem estruturado e transparente, sem que sejam criadas falsas promessas para não frustrar a expectativa do funcionário.

A melhoria do clima organizacional também é uma excelente estratégia. Pois, um ambiente de trabalho pesado pode prejudicar a própria saúde mental do trabalhador.

Outro ponto são os eventos de integração e o reconhecimento dado ao colaborador.

Ou seja, quanto mais estratégias forem adotadas, maiores serão as chances da empresa conseguir aplicar o endomarketing com sucesso.

Benefícios da aplicação do Endomarketing

Quando uma empresa é capaz de investir em estratégias de endomarketing bem elaboradas, ela solidifica o seu negócio e cria uma marca chamativa no mercado. E é isso que todo negócio de sucesso precisa fazer.

Dessa forma, isso acaba trazendo vários benefícios sendo que alguns deles merecem total destaque como a melhoria da satisfação dos colaboradores.

Afinal, com os colaboradores mais satisfeitos, há mais produtividade e, consequentemente, a empresa consegue atingir resultados jamais imaginados.

Por conta disso, os próprios funcionários não vão querer sair da empresa, e haverá uma redução na rotatividade. Com menos rotatividade há menos custos no momento da contratação.

Isso sem contar que haverá uma otimização das motivações, e o ambiente de trabalho proporcionará mais qualidade de vida para todos os envolvidos.

Começando a aplicar as estratégias

marketing interno

Conforme você viu no decorrer deste artigo, aplicar o endomarketing na empresa traz um grande diferencial para que o seu negócio se destaque.

Afinal, os colaboradores se tornarão não só consumidores internos, como também verdadeiros advogados do seu negócio. Eles passarão a defender sua empresa com unhas e dentes.

Sendo assim, novos talentos serão atraídos para a empresa. E com os melhores profissionais do mercado trabalhando no negócio, o caminho do sucesso se torna menos difícil.

Por isso, as grandes empresas já estão atentas e aplicando o endomarketing. Afinal, os resultados que ele traz superam de longe os custos. Então, não tem porque sua empresa ficar de fora dessa.

Agora que você já sabe todos os benefícios e estratégias para aplicar o endomarketing, não há mais desculpas para começar.

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