Como utilizar as redes sociais para conquistar mais pacientes?

As redes sociais tornaram-se uma ferramenta de marketing eficaz para muitos profissionais da área da saúde que estão sempre trabalhando em novas estratégias para conquistar mais pacientes.

Isso porque, nos últimos anos, a combinação de saúde e redes sociais tem se mostrado uma combinação muito poderosa, quando usada corretamente.

O público tem consumido muitos conteúdos de saúde nas redes sociais, não só para se manter informado sobre as últimas notícias, mas também para se conscientizar sobre diferentes temas. 

Neste post você confere 6 dicas que vão te ajudar a usar o poder das redes sociais para conquistar mais pacientes.

Boa leitura!

Identifique seu público-alvo

Antes de começar a criar conteúdo para as redes sociais, é importante identificar quem é seu público-alvo, o que eles estão procurando e em quais redes sociais ele está mais presente. 

Algumas perguntas que podem te ajudar a entender quem é seu público-alvo: qual é o perfil mais recorrente de pacientes que atendo? Ou então, qual é o perfil do público que mais interage com minha rede social hoje?

Esses dados são essenciais para você criar uma estratégia eficiente, que trará os resultados que você espera, como aumentar a sua visibilidade e conquistar mais pacientes.

Compartilhe a personalidade, e a humanidade, da sua marca

Você já se perguntou o motivo de grandes organizações de saúde terem tantos seguidores nas mídias sociais? Uma boa parte do motivo é a conexão que eles constroem com o público. 

O público da saúde quer se conectar e desenvolver um relacionamento de longo prazo com os profissionais.

 Além disso, também gostam de sentir que há preocupação por parte dos profissionais com eles, por meio da demonstração de um certo nível de empatia, envolvimento com a comunidade e transparência.

Assim, ao mapear suas campanhas para as redes sociais dos próximos meses, considere um plano para conteúdos regulares de construção de marca. Pense: quais aspectos compõem a personalidade da sua marca? O que você faz atualmente que cultiva o relacionamento com os pacientes e a comunidade? 

Isso vai te ajudar com a construção da personalidade da sua marca nas redes sociais, ajudando a aumentar a taxa de retenção, assim como a conquistar mais pacientes.

Esteja sempre presente

Uma das maneiras mais fáceis e eficazes de continuar atraindo a atenção do público para suas redes e ajudar com o seu objetivo de conquistar mais pacientes é postar de forma constante.

Com os pacientes cada vez mais conectados nas redes sociais é indispensável que você também esteja, pois a presença digital também pode ser um fator determinante no interesse dos pacientes em seu serviço. 

Por exemplo, imagine que um novo paciente recebeu a indicação do seu serviço e ao pesquisar sobre você não encontra nenhuma informação na internet, ou a sua última postagem foi há 2 anos.

Essa falta de interação online além de não contribuir para a sua visibilidade, também pode levar seus possíveis novos pacientes a outros especialistas que possuem uma presença digital mais sólida. 

Confira abaixo algumas vantagens da presença digital para a sua prática médica:

  • Expandir o alcance do paciente
  • Ter mais chances de ganhar indicações de pacientes
  • Aumentar a conscientização sobre sua clínica e serviços
  • Destacar-se entre outros profissionais
  • Fornecer aos pacientes um acesso mais fácil aos seus serviços
  • Aumentar a credibilidade do seu trabalho
  • Construir uma reputação positiva
  • Melhorar o relacionamento com os pacientes

Evite jargões da área

Ao criar conteúdos em suas redes sociais, seja para informar ou educar o seu público, lembre que você não estará falando com especialistas. Por isso, evite jargões da sua área. 

Se você quer conquistar mais pacientes usando as redes sociais deve criar conteúdos, acima de tudo, acessíveis e personalizados. As pessoas recorrem a perfis profissionais para aprender e acessar conteúdos da área que sejam úteis para o seu dia a dia.

Assim, ao produzir um conteúdo, leia e se coloque no lugar de quem não tem o mesmo conhecimento técnico que você, perguntando-se: “As pessoas conseguem entender essa mensagem facilmente?”

Atente-se às palavras-chave do conteúdo e se elas forem específicas da área, busque substituí-las por outras equivalentes e de fácil compreensão para um público leigo.

Crie conteúdo de valor

Os cuidados com a saúde estão cada vez mais proativos hoje em dia, e as redes sociais têm sido a principal ferramenta utilizada pelos profissionais de saúde para educar seus pacientes.

Por isso, é muito importante que você também dedique um tempo à produção de conteúdos de valor para engajar seu público e conquistar mais pacientes.

Produza e divulgue conteúdos informacionais e educativos relacionados à sua área específica de saúde. Isso vai te ajudar a ganhar a atenção e a confiança de seus atuais e futuros pacientes, além de aumentar o engajamento em suas redes.

Dica: Pelo menos uma vez por mês, vá além de postagens em texto, criando também conteúdos interativos, como questionários e verificadores de sintomas. 

Os infográficos também são uma ótima maneira de comunicar informações importantes e complexas, e em um mundo tão acelerado, é mais provável que os leitores digitalizem um infográfico do que leiam um conteúdo de texto inteiro.

Analise seus resultados

Todas as estratégias que você leu aqui podem te ajudar a conquistar mais pacientes usando as redes sociais, mas algo também muito importante para alcançar esse objetivo é manter os olhos nos resultados. 

Analise como as pessoas interagem com suas postagens, observando quais formatos recebem mais curtidas (reações) e comentários. Meça as principais métricas, como engajamento e alcance, para determinar o que funciona e o que não está dando o resultado esperado.

Dominar essas estratégias de marketing para redes sociais podem efetivamente te ajudar a conquistar mais pacientes.

Conclusão

Estabelecer e manter uma presença sólida nas redes sociais pode levar algum tempo, mas os benefícios serão mensuráveis. Muitos profissionais de saúde já utilizam a presença no digital como principal estratégia para aumentar sua visibilidade e conquistar mais pacientes.

Esperamos que as dicas deste post te ajudem a utilizar as redes sociais para aumentar a procura por sua prática médica e que você tenha muitos êxitos com o trabalho digital.

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