Como estruturar curso online: saiba como organizar o seu conteúdo

Hoje em dia, mais pessoas estão buscando novos tipos de conhecimento pela internet, e isso é o principal motivador para profissionais de diversas áreas a rentabilizar seu conhecimento através de cursos online. 

E se você está aqui neste post, muito provavelmente seja um desses profissionais.

Aqui você encontrará dicas de como estruturar curso online, levando em conta as etapas mais importantes e utilizadas por diversos profissionais que já rentabilizam seus conhecimentos e habilidades na internet.

Tenha uma boa leitura!

Descubra suas habilidades

Para começar a estruturar curso online, o primeiro passo é definir o tópico. 

O conteúdo do seu curso online deve ser um assunto sobre o qual você já tenha conhecimento, ou esteja disposto a investir em um aprendizado completo. De qualquer forma, você precisa dominar o assunto.

Tente pensar sobre o que você faz de melhor e sobre o que as pessoas procuram aprender, que seja relacionado ao que você pode ensinar. Geralmente, esse contexto é o que está por trás dos cursos online mais bem sucedidos. 

Escolha a melhor forma de apresentar seu conteúdo

Esta é uma parte importante e também pode ser decisiva para uma boa adesão do seu conteúdo. Após estruturar o curso online, você precisa definir o melhor formato para apresentar os tópicos.

Existem várias opções e a escolha do formato ideal para a estrutura do seu curso online vai depender da densidade do conteúdo dos tópicos. 

Veja alguns exemplos abaixo:

  1. Áudio

A transmissão de conteúdos em áudio tem se tornado cada vez mais popular devido ao “boom” dos podcasts e é um formato que também funciona em alguns casos para estruturar curso online.

Mesmo que a maioria dos alunos precise de âncoras visuais para reter informações complexas, o formato de áudio é uma ferramenta popular para conteúdos curtos de instrutores. 

  1. Vídeo

Esse formato é o mais popular utilizado pelos criadores de cursos online, pois permite que o instrutor se comunique diretamente com os alunos de maneira pessoal e identificável. 

O vídeo é melhor para demonstrar habilidades e fazer apresentações de fácil digestão. Também tem a vantagem de ser o mais próximo das aulas presenciais, se bem feito.

  1. Slides 

Se você quiser usar um vídeo, mas seu curso abrange um tópico complexo, considere adicionar slides para facilitar a compreensão do assunto. 

Esse complemento baseado em texto ajudará os alunos visuais a acompanhar e digerir mais facilmente o que você está ensinando, sem perder o toque pessoal de você mesmo guiá-los pelo material.

Agrupe dicas semelhantes em módulos

Estruturar curso online pode ser um processo complexo, e dividi-lo em partes é essencial. Além disso, seus alunos também poderão acompanhar seu curso online com mais facilidade.

A forma mais simples de fazer essa divisão é em módulos, dividindo lições individuais, e que também podem se dividir em tópicos, se necessário. Você também pode agrupá-los por tipo de conteúdo, por etapas em um processo ou por período de tempo. 

Dica: Estruture cada módulo de forma semelhante.

Por exemplo, se o seu primeiro módulo incluir uma introdução, os objetivos de aprendizado, algumas lições e um questionário de revisão, você deve estruturar o restante dos módulos da mesma maneira. 

Isso vai dar uma ideia aos alunos sobre o que esperar à medida que avançam no curso.

Ordene e descreva suas aulas

Ao criar a estrutura do seu curso online é essencial delinear cada lição de forma coerente com todo o planejamento.

Em primeiro lugar, certifique-se de que cada lição esteja no módulo apropriado e que elas estejam ordenadas da forma como você deseja. 

Em seguida, decida o fluxo que cada lição seguirá. Assim como os módulos, cada lição deve ter o mesmo desenho básico, para que os alunos saibam o que esperar. 

Por exemplo, você pode escolher o seguinte modelo:

1. Introdução

2. Conteúdo 

3. Resumo

4. Recursos de aprendizagem ou materiais de bônus

5. Atividades práticas/questionário

Pode ser que a versão do plano de estudos que você compartilha com seus alunos não considere esboços das lições previstas,  mas conhecer os detalhes das informações contidas em cada lição vai te ajudar na hora de estruturar curso online.

Crie resultados de aprendizagem específicos 

Um curso online bem sucedido é aquele que atende as expectativas dos alunos, mas isso só será possível se você tiver uma compreensão clara de seu objetivo desde o início.

Ao definir seus objetivos do seu curso online, certifique-se de focar em resultados que são quantificáveis. Por exemplo: com que conhecimento novo o aluno ficará? ou quais novas habilidades o aluno dominará?

Lembre-se que os objetivos devem se concentrar nas habilidades dos alunos. 

Destaque o progresso do aluno

A satisfação dos seus alunos é o que vai determinar o sucesso do seu curso online. Por isso, você deve garantir que eles se sintam motivados a seguir em frente para concluir todo o conteúdo.

Uma ótima forma para isso é incluir check-ins regulares durante o curso, por exemplo:

  • Mensagens de parabenização no final de cada módulo;
  • Breve resumo sobre o que o aluno acabou de aprender;
  • Recados de motivação para avançar as próximas etapas.

Além de mantê-los motivados no seu curso online, isso vai demonstrar a valorização de tê-los como alunos, aumentando a satisfação com o seu conteúdo.

Disponibilize materiais extras

Após os alunos concluírem um curso online, é comum que revisitem os conteúdos em algum momento, seja para relembrar um tema ou para coletar alguma informação que foi passada.

Nesse sentido, você pode considerar ao estruturar seu curso online, alguns documentos extras para ajudar seus alunos a reforçar o conteúdo, servindo como materiais de referência para seus alunos, mesmo após o término do curso. 

Conclusão

Sem dúvidas, não há um momento melhor para vender produtos digitais, como curso online, e fazer parte dessa indústria que está democratizando a educação.

São muitos os profissionais que estão usando a internet para rentabilizar seus conhecimentos, além de se mostrarem como especialistas de alta qualidade em seu campo de atuação. 

Como você viu, será preciso investir tempo no planejamento e execução do seu curso online, para fornecer algo de valor e que entregue resultados reais aos seus alunos.

Mas se você organizar seu curso em componentes lógicos, trabalhar a partir de objetivos de aprendizado específicos e encontrar maneiras de manter seus alunos envolvidos e progredindo, você estará no caminho certo para um curso online altamente bem sucedido em pouco tempo.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu