Calendário comercial para e-commerce 2024: prepare suas ações e venda mais

Uma das atividades de início de ano que todo empreendedor online deve fazer é preparar as ações seguindo o calendário comercial.

O calendário comercial nada mais é do que as datas sazonais que podem ser aproveitadas pelos lojistas para aumentar as vendas online.

Pensando nisso, trouxemos aqui neste artigo cada uma das principais datas comemorativas para preencher o calendário de ações 2024 do seu e-commerce.

Uma ótima leitura e boas vendas! 

Calendário comercial 2024: datas para ações no seu e-commerce

Confira as principais datas do calendário comercial para e-commerce 2024:

Fevereiro

  • Dia 12: Carnaval

O Carnaval oferece uma oportunidade única para os e-commerces do segmento de turismo, moda, acessórios, decoração de festas e produtos relacionados a eventos. 

Aproveite o período para criar promoções temáticas, montar pacotes de produtos para festas e compartilhar conteúdo visualmente atrativo nas redes sociais. Além disso, você também pode selecionar alguns produtos e fazer queima de estoque, para aumentar o faturamento no início de 2024.

  • Dia 14: Valentine’s Day

A data “Valentine’s day” é o nosso dia dos namorados, só que celebrado no exterior. Mesmo não sendo a data que oficialmente celebramos aqui, ela passou a ser muito conhecida e comum entre os casais, que aproveitam para presentear a pessoa amada. 

Essa pode ser uma oportunidade de você aproveitar a data em dobro, principalmente se o seu e-commerce vende produtos relacionados, como presentes em geral, flores, chocolates, jóias etc.

>>> O que é One-click Buy e por que investir nesse método para seu e-commerce

Março

  • Dia 8: Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma excelente oportunidade que vai além das vendas, que é o reforço do posicionamento do seu negócio. 

Aproveite a data para mostrar apoio a causas, como empreendedorismo feminino e o combate à violência contra a mulher.

Para as vendas, você pode criar promoções exclusivas e enviar cupons de desconto para o público feminino, mas tome cuidado para não disponibilizar produtos e serviços que reforcem padrões patriarcais. 

  • Dia 15: Dia do Consumidor

Ideal para todos os tipos de e-commerce, o Dia do Consumidor é uma oportunidade para oferecer descontos e promoções exclusivas, estimulando as vendas e recompensando a fidelidade do cliente. 

Além disso, estratégias focadas na experiência do cliente, como frete grátis ou descontos progressivos, também são ótimas alternativas.

  • Dia 31:  Páscoa

Se o seu e-commerce é do setor de alimentos, presentes ou decoração, saiba que a Páscoa é uma data de boas oportunidades. Além de promoções especiais dos seus produtos, aposte em embalagens temáticas e grupos de produtos relacionados à celebração para atrair mais consumidores. 

Aproveite também para aumentar o ticket médio do pedido com a estratégia de Order Bump, por exemplo, incluindo barras de chocolates junto à compra de ovos de Páscoa.

Maio

  • Dia 12: Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o e-commerce, sendo tão relevante quanto o Natal. E justamente por ser uma data tão relevante, é preciso trabalhar com antecipação.

Lembre-se que os consumidores vão se antecipar para as compras, pois precisam dos presentes em mãos no dia. Por isso, comece seu planejamento de vendas com, no mínimo, um mês de antecedência.  

Junho

  • Dia 12: Dia dos Namorados

Para o Dia dos Namorados, assim como o Dia das Mães, também precisa de um bom planejamento com antecedência. Divulgue as promoções algumas semanas antes, para que o cliente consiga receber o pedido a tempo.

É importante lembrar que essa data tem um público-alvo bastante amplo, podendo ser aproveitada por diversos nichos. Por isso, analise qual pode ser as melhores ofertas no seu e-commerce para o Dia dos Namorados.

Agosto

  • Dia 11: Dia dos Pais

Outra data que movimenta muito o varejo online é o Dia dos Pais. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), em 2022 a semana do Dia dos Pais foi responsável por um crescimento de 33,9% do faturamento no e-commerce.

Veja algumas das categorias que tiveram destaque:

  • Cosméticos e Higiene Pessoal 
  • Óticas e Joalherias 
  • Vestuário 
  • Livrarias, papelarias e afins
  • Varejo alimentício especializado

Ou seja, se o seu e-commerce se encaixa em algum deles, já pode anotar no seu planejamento as ações para o Dia dos Pais 2024.

Setembro

  • Dia 15: Dia do Cliente

O Dia do Cliente, assim como o Dia do Consumidor, é excelente para lembrar o valor do seu público para seu negócio e fortalecer o relacionamento com seus clientes.

Mesmo que você não tenha planejamento para oferecer promoções nesta data, é importante que envie uma mensagem de agradecimento para sua base, e utilize também as redes sociais para isso.

Outubro

  • Dia 12: Dia das Crianças

O Dia das Crianças é um bom exemplo de data comemorativa que nem todos os e-commerce conseguem aproveitar, mas se você é do nicho de roupas, brinquedos e acessórios para crianças, esse momento é todo seu.

Além de descontos especiais, o frete grátis é um argumento que pode ser decisivo para convencer os pais de realizar as compras no seu e-commerce.

Novembro

  • Dia 29: Black Friday

O período mais esperado pelo varejo online: Black Friday, uma das datas que mais movimentam o mercado. 

Nesse dia, a demanda costuma ser muito alta, portanto, vale a pena se preparar com antecedência, principalmente em relação ao estoque.

Quando o assunto é Black Friday, os clientes buscam sempre a melhor oferta. Por isso, se você quer boas vendas nesse período, precisa preparar descontos mais atrativos do que os seus concorrentes.

Leia também: Black Friday: Estratégias para vender mais no seu e-commerce

Dezembro

  • Dia 02: Cyber Monday

Seguida da Black Friday, temos o Cyber Monday: data focada para a venda de produtos de tecnologia. É comum que essa data entre na campanha de Black November, dando continuidade nas promoções e ofertas para atrair mais compradores.

  • Dia 25: Natal

Todas as categorias de e-commerce têm a oportunidade de se destacar durante a temporada de Natal. Por ser uma data que atrai um público geral, é importante antecipar as ações, considerando seu planejamento a partir do início do segundo semestre.

Além de promoções atrativas, lembre-se de garantir uma experiência de compra suave para os clientes, e proporcionar opções de presentes diversificados. Isso pode atrair consumidores de última hora. 

Leia também: 5 pontos de atenção para preparar seu e-commerce para o natal

E aí, já está preparado(a) para as vendas sazonais em 2024?

Agora que você já sabe quais as principais datas comerciais para 2024, é possível que você já esteja pensando nas oportunidades que estão por vir.

Por isso, estar preparado para atender às demandas dos consumidores durante os maiores períodos de venda é crucial, e isso inclui garantir uma ótima experiência de compra online.

Para enfrentar esse desafio que é tão comum no e-commerce, contar com um ecossistema de pagamento confiável e ágil é o melhor caminho. 

E nesse contexto, a Abmex é a sua parceria confiável.

Com o nosso ecossistema de pagamentos, você não apenas garante a segurança nas transações, mas também assegura eficiência e estabilidade para aproveitar as oportunidades de cada data sazonal de 2024.

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