Boleto bancário D+0 — Novidade promete concorrer com o Pix

Neste mês o formato de liquidação do boleto bancário ganhou uma novidade. Agora, a liquidação da cobrança no sistema interbancário acontece no mesmo dia do pagamento, ou seja no prazo boleto bancário D+0.

De acordo com Walter Faria, em entrevista ao Valor Investe, essa mudança do boleto bancário d+0 faz parte de um projeto de modernização da modalidade de pagamento e engloba 113 bancos que trabalham com o produto de cobrança.

Ele esclarece, ainda, que a alteração não terá efeito no dia a dia do consumidor que faz uso de boletos bancários, sem qualquer aplicação de taxas extras. Por outro lado, para o credor, a adoção do prazo D+0 promete impulsionar o fluxo de caixa e aprimorar a gestão financeira.

Pix como meio preferido de pagamento

O Pix em apenas 2 anos de operação conseguiu se tornar o método de pagamento preferido dos brasileiros, sendo responsável por  24% das transações realizadas em 2022.

Um estudo realizado pela Worldpay, o The Global Payments Report 2023, mostrou que a popularidade do Pix se deve às suas vantagens, principalmente, como facilidade, segurança, rapidez, baixo ou nenhum custo por operação. 

E não para por aí.

Estima-se que até 2026, o Pix será responsável por 35% do valor total das transações no e-commerce brasileiro, comprovando ainda mais sua expansão e preferência do público.

O boleto bancário está sendo esquecido?

Com o Pix em ascensão, o boleto bancário vem perdendo cada vez mais espaço. 

Ainda sobre dados do estudo The Global Payments Report 2023, o boleto bancário correspondeu apenas 3% do total de transações em 2022, uma queda significativa considerando os 12% em 2021.

Esse é um dos principais motivos da reformulação desse método de pagamento em 2024. Com isso, espera-se recuperar o espaço perdido para o Pix, além de melhorar ainda mais esse método de pagamento, que ainda é parte do cotidiano de muitos brasileiros.

Como funcionará o boleto bancário d+0?

No dia 19 de janeiro de 2024, os pagamentos feitos com boletos passaram a ser processados no mesmo dia, conhecido como D+0. 

Para isso, a etapa de liquidação agora é feita em dois horários distintos no decorrer da tarde. 

No início da transição do prazo, até 40% de todos os boletos pagos enviados para compensação serão liquidados no mesmo dia. O que representa mais liquidez e agilidade tanto para quem paga quanto para quem recebe por meio de boleto.

A expectativa da Febraban é que o percentual aumente gradativamente até contemplar todos os pagamentos ainda em 2024.

Atualmente, esse processamento do pagamento pode levar até 1 dia útil (D+1).

Quer cobrar online por meio de boleto bancário? A Abmex te ajuda com isso!

Se você quer facilidade na hora de cobrar seus clientes online, chegou a hora de conhecer o ecossistema de pagamentos Abmex!

Na Abmex você tem todos os recursos necessários para realizar transações online com segurança, rapidez e facilidade, sejam essas avulsas ou recorrentes.

Se você quer diversificar os meios de pagamento do seu negócio e ficar sempre atualizado com as novidades desse mercado, vem para a Abmex!

Faça o seu cadastro e comprove na prática como temos revolucionado o pagamento de milhares de empresas e empreendedores!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
PostS RelacionadOs
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Menu